ColunistasBem-Estar e Saúde

Periodontite:

Periodontite...

O assunto a seguir é a Periodontite, doença que afeta grande parte da população com mais de 40 anos e que nem sempre tem algum sinal ou sintoma. Mais especificamente 15% da população mundial, são os dados da OMS em 2015.

Periodontite é a evolução de uma gengivite que não foi tratada, ou foi tratada inadequadamente. Há uma perda lenta e progressiva das estruturas que mantém o dente dentro do alvéolo(suporte ósseo e membrana periodontal).

É indolor e geralmente não há sintomas precisos,os sinais são em alguns poucos casos um sangramento gengival e a coloração mais avermelhada que a maioria dos pacientes associa a idade.

A halitose se intensifica nos estágios avançados da doença.

O tratamento é a remoção do agente  causador da doença periodontal, a placa bacteriana. O cirurgião-dentista, com auxílio de instrumentos específicos, realiza procedimentos de  raspagem e alisamento na raiz dos dentes. Quando há um aumento de volume na gengiva que não regride com tais procedimentos, há necessidade de se fazer uma intervenção cirúrgica.

Além disso, o paciente é orientado sobre técnicas de higiene bucal para evitar novo acúmulo de placa bacteriana.

As doenças periodontais aumentam o risco de desenvolvimento de outras enfermidades. As placas bacterianas inseridas nos espaços interdentários podem fazer com que as bactérias entrem em contato com a corrente sanguínea gerando um processo inflamatório que pode afetar todo o organismo.

Segundo pesquisas a doença periodontal é considerada uma das principais complicações do diabetes, pois esses pacientes são mais suscetíveis a contrair infecções.

A relação entre as duas condições funciona dos dois lados. Assim como o diabetes pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver uma doença periodontal, uma gengiva sadia associada a uma higiene bucal eficiente também pode afetar positivamente os níveis de açúcar no sangue. O assunto sobre doenças relacionadas a este tema será mencionado em outro artigo.

Visite seu dentista sempre!

___________

Direitos autorais da imagem de capa: bds / 123RF Imagens