Perseguir a felicidade não o fará feliz!

Quando falamos em felicidade, pensamos que significa ficarmos felizes o tempo todo – todos os dias, a cada minuto, com zero negatividade.

Tentamos perseguir este constante estado de “felicidade” como nosso objetivo, e evitar qualquer coisa que possa tirá-lo de nós.

Mas qual é o significado desse tipo de “felicidade”? É como sua comida favorita. Nem sempre mais é melhor. Pelo contrário, quando você tem a chance de comer com moderação, é aí que saboreia todas as coisas. Então, é a comida em si que o faz feliz, ou o ato de comer?



Nós sempre devemos lembrar que só experimentando a tristeza, entendemos o que é ser feliz.


Supor que os outros estão sempre felizes é o maior mal-entendido da felicidade

A maioria das pessoas vê aqueles que têm vidas aparentemente perfeitas e assumem que essas pessoas estão felizes o tempo todo. Desde a infância, somos condicionados a perseguir a ideia de “felizes para sempre” que vemos em contos de fadas. Nas mídias sociais, todos tendem a compartilhar apenas os aspectos mais bem vistos de suas vidas (inclusive nós). Portanto, é muito fácil ter uma visão distorcida do que “felicidade” realmente é ao nosso redor.


Na realidade, há sempre algo faltando ou algo desagradável

Ninguém tem uma vida perfeita. Mesmo as celebridades mais glamorosas e os bilionários mais influentes têm seu próprio conjunto de desafios e problemas.


Quando nos sentimos negativos, estamos focando apenas em uma pequena curva. Precisamos manter nossa mira na curva estendida. Quando você olhar para trás, muitos desses problemas realmente grandes no momento parecerão apenas pequenas pancadinhas em uma longa linha de experiências.


Pare de tentar ser feliz. Apenas seja.

É natural querer ser feliz sempre que possível. Então o que podemos fazer? Primeiro, devemos descartar a crença de que uma vida perfeita significa felicidade. É o ato experimentar as dores dos desafios ao longo da vida que nos leva a cuidar dos outros quando experimentam os mesmos testes. Se a vida fosse perfeita, você não seria capaz de simpatizar. Se a vida fosse perfeita, você não cresceria.

Para ser verdadeiramente feliz, pare de perseguir a felicidade permanente. Aceite que haverá altos e baixos ao longo da vida. Compreenda graciosamente que a felicidade é uma variação de eventos positivos e negativos.


Compreenda a importância da gratidão. Em vez de se concentrar no momento desagradável agora, lembre-se de quando não tinha algo. Eu gosto de pensar sobre minha carreira, por exemplo. Quando não tinha uma carreira pela qual era apaixonado, eu me sentia perdido e desmotivado. Mas quando encontrei o meu propósito, fiquei profundamente feliz, mesmo antes de perceber que seria bem-sucedido! Essa memória me mantém em andamento quando em momentos difíceis. É preciso a escuridão para agradecermos pela luz.


Felicidade e tristeza existem juntas

Sua vida será preenchida com momentos bonitos, felizes e incríveis. Lágrimas felizes, gritos alegres e histórias engraçadas. Mas também será preenchida com chuva e tempestades que nunca parecem passar.

Mas se seu rosto é aquecido pela luz do sol, ou seu coração está amortecido pela chuva, saiba que tudo faz parte do fluxo da vida. Valorize os momentos felizes e o poder dos momentos tristes. Não tente evitar experiências “tristes” ou “negativas”, e pare de perseguir cegamente “ser feliz”. No final, você alcançará um verdadeiro nível de satisfação em sua vida, com base em experiências e conquistas significativas. Ser capaz de crescer e encontrar significado em eventos positivos e negativos – esse é o verdadeiro significado de “felicidade”.

_______

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Life Hack

 

Direitos autorais da imagem de capa: asife / 123RF Banco de Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.