publicidade

Personagens inspiradores que moldam vidas…

#NarrativasQueInspiram – Personagens inspiradores que moldam vidas



Toda boa narrativa tem pelo menos um personagem marcante. Seja do time principal ou secundário, bons personagens sempre são referencial de determinada narrativa. Quem não lembra de Marty McFly ou do Doc de ‘De Volta para o Futuro’, ou do Drácula de Bram Stoker assim como de Van Helsing. Do cachorro detetive falante Scooby-Doo, ou da Mulher Maravilha, do Batman, Penelope Charmosa, Pica-Pau, Cinderela ou mesmo Chaves, Chiquinha e Kiko.

Os personagens variam e também suas histórias, mas poucos são capazes de inspirar alguém de forma a mudar o curso de sua vida.
Não importa o grau de importância do personagem dentro da narrativa, nem mesmo o tipo de história. Seja literário ou para um roteiro, ficcional ou inspirado em uma pessoa real, há raros personagens com uma força tão inspiradora que é capaz de mudar vidas.

Destaco três, em tipos de narrativas diferentes:


Sherlock Holmer, da série de livros do Sir Arthur Conan Doyle, inspirou e ainda inspira gerações, despertando a curiosidade e ânsia de saber em leitores do mundo todo. Quem conhece suas aventuras, na maioria, seguiram uma carreira que envolva trabalho investigativo ou nas ciências, porque uma das principais características dos cientistas é ser questionador como o personagem. Logo para fazer ciências basta começar a questionar, pois cientistas nunca se contentam com informações especulativas, assim como pessoas inspiradas por Sherlock Holmer que sempre buscam saber mais sobre os assuntos que chegam a seus ouvidos.

Já no cinema temos um ícone da cultura mundial que molda vidas desde que surgiu em 1977, a Princesa Leia da saga Star Wars.
Numa época que as meninas eram ensinadas a sonhar com o Príncipe Encantado que as salvam de uma vida imperfeita, uma princesa de uma galáxia muito, muito distante, mostrou que mulheres também eram capazes de serem mais que seres indefesos e que eram capazes de salvar o Universo.

A Princesa Leia, que foi interpretada pela a recentemente falecida Carrie Fisher, é uma dessas personagens ficcionais que eternizou a imagem da mulher forte e destemida.


E o protagonista da série de TV ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, inspirado no criador do programa, Chris Rock (ator, comediante, cantor, roteirista, diretor e produtor de cinema e TV), onde é mostrado as dificuldades que Chris passou para fugir dos estereótipos e seguir a carreira dos sonhos ao invés de se tornar outra estatística; é um personagem ícone por inspira as pessoas a lutar pelo que acredita.

Porque enquanto as estatísticas sociais baseadas em onde nasceu, na descendência, no gênero e etc, diziam que Chris só podia se contentar com uma vida marginal e de crimes; com determinação e dedicação o personagem mostra que uma pessoa pode tornar sonho em realidade.

Seja por seus atos heroicos, ou vilania, ou por ser um personagem dos mais irritantes, personagens marcantes sempre serão lembrados. Porém aqueles que se tornam ícones e capazes de inspirar gerações, vão fazer parte da história da humanidade, imortalizados e celebrados por cada nova geração de fãs; os quais tiveram a vida moldada por eles.

Anny Lucard

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.