publicidade

Pesquisa constata: café combate demência!

Amantes do café, alegrem-se! Pesquisadores descobriram um novo benefício impressionante do café – prevenção de demência.



A pesquisa, publicada no Journal of Gerontology, afirma que as mulheres com idade superior a 65 anos que bebem mais de 261 miligramas de cafeína por dia têm uma redução de 36% no risco de demência.

Isso se alinha com um número de estudos anteriores – como este – que provaram benefícios mentais da cafeína e especularam que ela poderia fornecer proteção contra a demência.

O estudo

pesquisa-constata


Os autores do estudo recrutaram cerca de 6.500 mulheres pós-menopáusicas para o estudo. As participantes responderam a uma série de perguntas sobre o seu consumo de café. Usando suas respostas, os pesquisadores, em seguida, dividiram as mulheres em dois grupos – aquelas que consumiam mais café do que a média e aquelas que consumiam menos.

Ao longo de 10 anos, 388 das participantes do estudo desenvolveram demência. A maioria delas era do grupo que consumia menos café do que a média.


O que causa esse efeito?

Os pesquisadores não são 100% positivos, mas sugerem que pode ser devido à forma como a cafeína bloqueia a inflamação no cérebro. Estudos anteriores mostraram que a inflamação do cérebro é um importante motor de demência, incluindo a doença de Alzheimer – a forma mais comum da doença.


A parte mais legal? Através deste mesmo mecanismo, a cafeína também pode ajudar as pessoas com demência leve. Mesmo aqueles que não estão em risco de desenvolver demência podem colher benefícios de melhora de memória da cafeína.

Um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que os adultos que consumiram cafeína antes de um teste de memória tiveram um desempenho significativamente melhor do que aqueles que não consumiram.


Mas preste atenção!

Nem todas as bebidas de cafeína são feitas de forma igual.

Em primeiro lugar, certifique-se de escolher uma variedade orgânica para evitar café pulverizado com pesticidas. Em segundo lugar, abandone o açúcar! Você ficaria surpreso com a quantidade de açúcar em um copo comercial de café.

Vai ser muito estranho para o seu paladar quando você começar a beber café sem açúcar. Mas a mudança vale a pena. No início, considere usar algum creme em seu café para reduzir o sabor amargo.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: David Wolfe

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.