PESQUISA DIZ QUE QUEIXAR-SE ESTÁ, LITERALMENTE, TE DEIXANDO DOENTE E TE MATANDO

Todo mundo faz isso em um ponto ou outro, mas quão saudável é reclamar? Nós dizemos que é necessário, por vezes, e justificamos como meios necessários para nos manter sãos.

Uma pessoa na média se queixa pelo menos uma vez por minuto, durante uma conversa.

No final, nada realmente mudou através das nossas queixas e quaisquer sentimentos negativos ou pensamentos não se dissiparam ou tornaram-se mais fracos. Originalmente nós nos concentramos no negativo como um meio de sobrevivência, que faria nos entrar em sintonia com o que não queremos e tentar muda-lo. Quanto mais olhamos para algo que pode nos prejudicar, mais somos programados a estar em guarda.

Queixar-se é uma forma de reconhecer um problema sem tentar corrigi-lo. Isso alimenta o problema com mais energia e cria mais estresse. As queixas estão a par com o tabagismo quando se trata de nossa saúde. O estresse causado por reclamações danifica os neurônios no hipocampo e prejudica a sua capacidade de criar novos neurônios ou caminhos neurais. O hipocampo é a parte do cérebro usada para a resolução de problemas e funcionamento cognitivo.

Ouvir alguém reclamar nos afeta da mesma forma como se estivéssemos reclamando. Abaixo estão algumas maneiras de limitar os efeitos das reclamações.

Monitore suas queixas e verifique quantas vezes e sobre o que você se queixa

Uma reclamação e uma observação são diferentes, um é uma declaração e o outro é um sentimento ou opinião anexada à declaração. ‘Está muito quente lá fora “é uma observação. Torna-se uma queixa quando adicionamos ‘Está muito quente lá fora, e eu estou cansada disso.”

Acompanhe sobre o que você reclama e com qual frequência. Você pode fazer isso através da elaboração de listas. Entender o quão ruim é o problema é o primeiro passo.


Fique longe de chorões crônicos

Nós conversamos sobre como as queixas de outra pessoa podem nos afetar o mesmo como se nós mesmos estivéssemos reclamando. Se você não consegue ficar longe, tentar ser proativo e produtivo sobre os problemas, oferecendo soluções.


Transforme reclamações em outra coisa

Termine reclamações com declarações positivas, ‘eu não gosto de dirigir para o trabalho, mas sou grato por ter um emprego. ” Não deixe que o que você diz terminar com uma nota negativa.

Outra ótima maneira de fazer isso é substituir declarações “eu tenho que” com “eu consigo”. ‘Eu consigo ir trabalhar hoje’, em vez de que ‘eu tenho que ir trabalhar hoje.’

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Higher Perspective



Deixe seu comentário