Pesquisa mostra quais são os 10 países mais felizes do mundo:

5min. de leitura

Felicidade é algo relativo? Com certeza, mas para a última medição de países mais felizes do mundo, feita pelo Happy Planet Index (HPI), as pessoas com o maior sorriso no rosto estão espalhadas em lugares como Guatemala, Colômbia e El Salvador. Como bom brasileiro, você deve entender por que países da América Latina têm sim pessoas felizes e, apesar de tudo, satisfeitas em seu país. Aliás, o Brasil ficou em 21° no ranking.



O índice, feito em 151 países, é calculado a partir de bem estar sustentável que cada lugar oferece aos cidadãos. Ele mede basicamente a eficácia das nações convertendo seus recursos naturais para a felicidade e vida longa da população local.

Confira a lista abaixo:

1. Costa Rica


Um país sem inimigos certamente possui pessoas felizes, com uma expectativa de vida alta, de 79,3 anos. Rica em belezas naturais, a Costa Rica parece fazer jus ao lema local, “Pura Vida”, traduzido livremente como “A vida é boa”.

1costa-rica

2. Vietnã


Consagrando-se como um dos mais importantes destinos turísticos dos últimos 20 anos, não é à toa que o Vietnã figura o segundo lugar da lista. Sua população crescente com um alto nível de satisfação valoriza o que o país tem de melhor: praias tranquilas, gastronomia considerada uma das melhores do mundo e cidades em expansão.

2vietna

3. Colômbia

Quem ama café, se daria muito bem na Colômbia, de onde vem alguns dos melhores do mundo. O motivo de tanta felicidade, mesmo em um país marcado pelo tráfico, talvez se deva ao fato de que eles têm o segundo maior número de feriados nacionais no mundo. Afinal, quem não quer aproveitar uns dias de folga tomando o melhor cafezinho?

3colombia

4. Belize

Com a segunda maior barreira de corais do mundo, um estilo de vida descontraído no Caribe e um clima favorável, há muito para ser feliz em Belize. O que parece ser o motivo crucial disso tudo é a diversidade cultural abundante e harmoniosa, onde se misturam tranquilamente europeus, negros, hispânicos e maias.

4belize

5. El Salvador

Os moradores de El Salvador são satisfeitos com sua culinária local, praias e vizinhos agradáveis, como Guatemala e México. Mesmo que o país seja falado pela violência de gangues, parece que houve uma trégua recentemente devido a grande queda de incidentes.

5el-salvador2

6. Jamaica

Quem não seria feliz na terra de Bob Marley, não é mesmo? Suas palavras de paz e felicidade ainda ecoam no país, onde os locais costumam acolher a todos e dão uma resposta típica aos que fazem qualquer pedido: “Sem problemas”. Claro que isso só podia ser no Caribe, bro!

6jamaica1

7. Panamá

Mesmo sendo um dos países mais pobres do mundo, o Panamá tem uma alta pontuação de bem estar e transborda positividade. Uma melhoria no nível de vida e aumento da economia podem ter contribuído com isso. Praias belíssimas e muitas festas culturais também colaboram com a felicidade dos panamenhos.

7panama

8. Nicarágua

Viajantes aventureiros estão começando a tomar gosto por Nicarágua, país que preserva muito bem suas belezas naturais. Com o turismo crescente, os moradores têm se animado e acolhido surfistas e mochileiros dispostos ao eco-turismo. Além disso, é considerado um dos países mais seguros da América Central.

8nicaragua1

9. Venezuela

Em desenvolvimento, o país tem a maior pontuação do HPI na América do Sul. As maravilhas naturais parecem superar a reputação criminosa que a Venezuela tem, fazendo com que os moradores deem mais valor as maiores cachoeiras do mundo e dunas incríveis.

9venezuela

10. Guatemala

Apesar da dilacerada guerra civil, a Guatemala ficou em 10º lugar no HPI. Os problemas podem parecer pequenos quando se está cercado por montanhas, vulcões e ruínas maias sagradas.

10guatemala1

Fotos: Ricardo Ribas, african-business, seecolombia, wikimedia, atozimg.info, welcometovietnam, danahsays

Via: Nômades Digitais

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.