Animais

Pesquisa revelou: os vira-latas são os cães preferidos dos brasileiros!

Foto: Unsplash
capa site Pesquisa revelou os vira latas sao os caes preferidos dos brasileiros

Mais de 40% das pessoas que responderam à pesquisa apontaram o vira-lata como o preferido, seguido pelos poodles, pinchers e labradores!

O Brasil conta com pelo menos 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação, segundo dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números ajudam a compreender por que o mercado pet resiste à crise e por que crescerá 7% em relação ao ano passado, com faturamento previsto de R$ 19,2 bilhões.

Para esclarecer, o setor hoje representa 0,38% do PIB nacional (Abinpet), um número realmente elevado para a área.

Para compreender como é a relação dos donos com os seus pets, a equipe do Instituto Qualibest colheu dados para o mercado brasileiro, cujos insights analíticos foram destaque na mídia brasileira. “Estamos sempre de olho nas tendências do mercado para realizar estudos de opinião pública. […] Era um assunto que nunca havíamos investigado por conta própria e existiam poucos dados de pesquisa disponíveis”, explicam os idealizadores no site.

Entre os mais queridos do público brasileiro, os vira-latas figuram em primeiríssimo lugar, com 41% da preferência dos entrevistados, seguidos das raças poodle (11%), pinscher (7%), labrador (5%), pitbull e lhasa apso (3% cada uma).

A pesquisa revelou mais detalhes desse cenário: dentre os entrevistados, 79% disseram ter cães, 39% gatos, 19% aves e 10% peixes. Além disso, 72% dos respondentes concordam que o cão de casa é tratado como membro da família; 27% admitem comemorar o aniversário do pet; 28% dizem dividir a cama com seus bichinhos; e 61% sentem falta de algum produto ou serviço nesse segmento, por exemplo: alimentação livre de conservantes, corantes ou sabores artificiais, acompanhamento nutricional e exames de sangue.

Da mesma forma, eles se queixam da falta de promoção de encontros e passeios por pet shops, consultoria veterinária, aplicativos para tirar dúvidas ou treinamento, entre outros. Dos animais da pesquisa, 12% comem a mesma comida preparada para o dono ou outras pessoas da casa; 32% são alimentados com ração comum; 38%, com ração específica para seu porte. Esses animais são alimentados duas ou três vezes ao dia em média.

pesquisa online foi respondida por mais de 7 mil pessoas para traçar um perfil dos animais queridinhos dos nossos conterrâneos. A conclusão? Os vira-latas, ou cachorros sem raça definida, são maioria nos lares do país; foram os escolhidos por 41% dos pesquisados. Responderam ao estudo homens e mulheres de 18 anos ou mais, de todas as classes sociais, que têm animais em casa ou são responsáveis pelos seus cuidados.

Os cães representam os queridinhos dos lares brasileiros, seguidos pelos gatos, mas também são os mais abandonados pelos donos. A preferência pelos vira-latas pode indicar que a população está propensa a adotar animais em ONGs e instituições que cuidam dos animais, o que é uma vantagem para o cenário brasileiro.

A pesquisa deixou claro também que os pets são bastante mimados: 72% consideram que o cão é tratado como membro da família, mais de um quarto dos entrevistados declararam dividir a cama com os bichinhos e um número similar afirmou que comemora o aniversário do animal.

Nas redes sociais, os internautas afirmaram que a informação não era lá novidade, já que a maioria das pessoas têm ou já tiveram um vira-lata, além disso, a maioria classifica o vira-lata caramelo como o melhor de todos.

Afinal, os cães não são apenas os melhores amigos dos seres humanos, como também podem ser excelentes companhias para crianças, idosos e pessoas com deficiência, por representarem um apoio em momentos de tristeza, ansiedade e angústia. Qual desses da lista é o seu favorito?

0 %