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Pesquisadores explicam porque devemos enfrentar nossas emoções mais obscuras, se quisermos alcançar a verdadeira felicidade:

Quando você planeja um dia positivo e feliz para si mesmo, provavelmente, não passa pela sua mente analisar e enfrentar todas as emoções sombrias que carrega em seu ser.

No entanto, de acordo com pesquisadores, essa atitude é fundamental para nossa felicidade.



Normalmente, tendemos a evitar entrar em contato com emoções provindas de momentos obscuros da vida, quando vivemos fases tranquilas, mas nem sempre isso é possível.

Conheça a pesquisa que afirma que até enfrentarmos nossa escuridão interna, não poderemos ser realmente felizes:

Curar a escuridão interna é curar o organismo

Quando mantemos emoções tóxicas dentro de nosso ser, elas são manifestadas também em nossos corpos físicos, através de dores. O conhecimento de nossas emoções negativas ocultas nos permite o alívio e cura de condições como dores de cabeça, nas articulações, tensão muscular e outros sérios problemas de saúde causados pela repressão de emoções. Ao desenvolvemos maneiras de enfrentar nossas emoções negativas, somos capazes de liberar dores emocionais e físicas que mantemos em nossos corpos.


Aprender como lidar com as emoções obscuras

Enfrentar é agir mesmo em meio ao estresse. O controle das emoções é uma maneira de lidar com as emoções negativas. A regulação da emoção é diferente do enfrentamento, pois pode ser uma resposta involuntária ou uma prática intencional.


A pesquisa a qual nos referimos no início do artigo foi publicada na Australian Journal of Psychology, (Revista Australiana de Psicologia em tradução livre). O foco da pesquisa foi estudar como lidamos com nossas emoções obscuras e como administramos os sentimentos desagradáveis que, por vezes, sentimos. Em sua pesquisa, os estudiosos identificaram três habilidades de controle emocional que são úteis na administração de sentimentos obscuros. São elas: aceitação, distanciamento cognitivo e mudança cognitiva.

A aceitação tem a função de educar as pessoas para serem atentas e conscientes de seus sentimentos, sensações físicas e cognitivas. O distanciamento cognitivo é trabalhado através do método de mudança de perspectiva, imaginando-se como o narrador de sua história e interpretando os eventos de sua vida da mesma maneira. O componente de mudança cognitiva funciona através do estabelecimento de uma perspectiva trabalhada no amor-próprio e autocompaixão, com a pessoa imaginando que está contando seus pensamentos obscuros a um alguém atencioso e pronto para ajudar, que também tem a função de mantê-lo motivado ao se recordar de suas forças.


Aceitando as emoções sombrias

Pesquisadores da UC Berkeley fizeram um estudo com a hipótese “a aceitação de nossas emoções mais sombrias está ligada a uma maior saúde psicológica, porque a aceitação nos ajuda a evitar reagir a experiências mentais negativas”. Quando aceitamos nossos estados emocionais negativos, fica mais difícil classificá-los dessa maneira, simplesmente, nós  os aceitamos sem tentar encaixá-los no molde positivo ou negativo. O resultado da pesquisa mostrou que a aceitação das emoções obscuras diminui nossa associação negativa das emoções, o que leva a uma melhora psicológica.


Aqueles de nós que podem se considerar verdadeiramente felizes são os que têm a sabedoria de aceitar as próprias emoções e pensamentos, sem julgamento.

Reconhecer nossos padrões negativos de emoções é o primeiro passo para a aceitação habitual.

As emoções felizes não podem ser sentidas em todos os momentos da vida, são intercaladas com sentimentos inferiores, e ao entendermos que é normal essa variação, pois somos humanos, estamos na melhor maneira de enfrentá-las e alcançar a felicidade.

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