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Pesquisadores explicam que o chocolate é bom para a saúde por essas 7 razões:

Muitos estudos baseados em evidências comprovam que o chocolate realmente tem muitos benefícios para a saúde, principalmente os escuros.

Há até mesmo evidências científicas de que comer chocolate pela manhã ajuda na perda de peso, confira aqui.



No entanto, não é qualquer chocolate! A qualidade é muito importante, como ressalta Kristen Mancinelli, cientista nutricional “para melhores benefícios de saúde, é melhor consumir chocolate minimamente processado, em forma pura e escura, sem aditivos como xarope de milho, óleo hidrogenado e cores ou sabores artificiais. Procure um com 70% de cacau… “

Confira abaixo 8 razões pelas quais o chocolate é realmente bom para a nossa saúde:

1. O chocolate é repleto de nutrientes

Um chocolate escuro de boa qualidade é recheado de muitos nutrientes. Em uma barra de 100 gramas de chocolate escuro, com 70 a 85% de cacau, encontra-se:

  • 11 gramas de fibra.
  • 67% de ingestão diária recomendada de ferro
  • 58% de ingestão diária recomendada de magnésio.
  • 89% de ingestão diária recomendada de cobre.
  • 98% de ingestão diária recomendada de manganês.

Além disso, o chocolate escuro também é rico em potássio, fósforo, zinco e selênio.



2. Possui antioxidantes

A Capacidade de Absorção do Radical Oxigênio, também conhecida como ORAC, é a quantificação da atividade antioxidante de um alimento. Quando testam a ORAC de algum alimento em particular, os pesquisadores fazem uma medição dos efeitos do valor antioxidante do alimento, analisando a eficácia contra moléculas nocivas, chamadas de radicais livres. Os feijões de cacau cru são um dos alimentos com melhor pontuação.


3. Pode ajudar a proteger a pele dos raios UV

Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology, concluiu que a resistência contra os raios UV aumenta com o consumo de chocolate. Neste estudo, 30 participantes que consumiram chocolate escuro rico em flavonó=ois durante o período de 12 semanas, mostraram uma resistência 200 por cento maior aos os raios UV.

Os flavonoides, presentes em chocolate escuro, além de protegerem a pele, também aumentam o fluxo sanguíneo para ela e ajudam com sua hidratação.



4. Impulsiona o poder do cérebro

O Journal of Cardiovascular Pharmacology publicou um estudo no qual pesquisadores mediram os efeitos dos flavonoides no cérebro humano através fMRI (ressonância magnética funcional). Os pesquisadores chegaram à seguinte conclusão: “[…] aumento na (oxigenação do sangue) em resposta a uma tarefa cognitiva após a ingestão de cacau rico em flavanol”. Os participantes do estudo consumiram 150 mg de cacau durante cinco dias.


5. Impulsiona o seu humor

O chocolate é equipado com o mesmo produto químico cerebral que é liberado quando estamos apaixonados, o PEA. Além disso, o chocolate também estimula a liberação de endorfinas – hormônio que faz com que nos sintamos bem.


6. Pode melhorar a saúde do coração

Um estudo realizado com 470 homens mais velhos, provou que “o cacau reduziu o risco de morte cardiovascular em cerca de 50% ao longo de um período de 15 anos”.

Admirados com essa descoberta, os cientistas continuaram o trabalho, e outro estudo, publicado no Journal of Clinical Nutrition, concluiu que “consumir cacau e particularmente chocolate escuro rico em flavonoides, 5 vezes por semana, reduziu o risco de doença cardíaca em 57%!”


7. Pode evitar diabetes

Pesquisadores da Itália descobriram que o chocolate pode melhorar a sensibilidade à insulina ou os processos corporais de conversão de glicose em energia, graças aos flavonoides. O professor da Universidade italiana de L’Aquila, Giovanni Desideri, diz que:

“As descobertas do estudo se encaixam com um crescente corpo de evidências sugerindo um papel fisiopatológico para a resistência à insulina na disfunção cognitiva. Nossos dados fornecem algumas evidências encorajadoras de que a melhora do metabolismo da glicose poderia representar um alvo terapêutico…”

Ele se refere a um estudo de sua autoria, no qual as pessoas que consumiram cacau demonstraram uma melhor memória, além de melhor sensibilidade à insulina.

O que achou desses estudos? Mais um ótimo motivo para guardarmos sempre um chocolate por perto.

*Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




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