publicidade

Pesquisadores revelam que canhotos são mais inteligentes!

Porque os canhotos são os mais inteligentes, segundo a ciência:

1.”Pensamento divergente”

Curiosamente, uma das principais vantagens de ser um canhoto é um pensamento divergente -, criatividade e pensamento abstrato.



A maioria dos estudos mostrou que canhotos possuem um hemisfério direito mais desenvolvido do cérebro, que, acredita-se que tenha um maior grau de influência sobre o pensamento abstrato do que o hemisfério esquerdo.

Outra hipótese interessante e plausível é que os canhotos, como parte de um grupo minoritário, desenvolvem uma mentalidade mais individualista (menos orientada para o grupo). Um estado de espírito independente e um talento criativo, muitas vezes, levam-nos ao caminho de um artista.


2. Melhor e mais rápida coordenação mão-olho

Uma observação interessante foi feita por alguns pesquisadores australianos: 25% dos jogadores da Major League Baseball (MLB) são canhotos – 2,5 vezes a taxa da população em geral. Este número é o que os cientistas chamam de “estatisticamente significativo”.


Um estudo publicado no jornal Perceptual and Motor Skills encontrou “diferenças estatisticamente significativas nas proporções de canhotos envolvidos em esportes interativos.” O mais interessante é o que eles não encontraram – uma vantagem em esportes não interativos. Esportes interativos: baseball, boxe, esgrima, tênis. Esportes não interativos: boliche, mergulho, ginástica.

Em resumo, os canhotos (teoricamente) têm melhor e mais rápida coordenação mão-olho.


3. Tempo de reação mais rápido

Agora essa teoria dos “canhotos são mais atléticos” está fazendo um pouco mais de sentido. Melhor e mais rápida coordenação mão-olho e tempos de reação mais rápidos?


Em um estudo publicado na revista Neuropsychology, os pesquisadores descobriram “um relacionamento (entre) o tempo de transferência inter-hemisférico e a interação hemisférica em participantes canhotos. Os resultados demonstram efeitos de significativos na mão, sugerindo que indivíduos canhotos tendem a ter mais interações hemisféricas.”

De forma resumida: os canhotos, em média, têm conexões cerebrais esquerda / direita mais rápidas que os destros.


4. Melhor capacidade espacial

O Centro de Talentos Juvenil da John’s Hopkins University define a capacidade espacial como “a capacidade de compreender e lembrar as relações espaciais entre os objetos…  constituídos por inúmeras subsequências, que estão interrelacionadas entre si e se desenvolvem ao longo da vida.”

As habilidades espaciais estão entre as mais “convenientes” para se ter. Por exemplo, alguém com essa habilidade geralmente é excelente com direções. O conjunto de habilidades também pode ser lucrativo. Muitos canhotos estão representados nos campos da arquitetura, engenharia, matemática e tecnologia.


5. São emocionalmente inteligentes

“Pessoas canhotas, de forma implícita, pensam que as coisas boas estão à esquerda, embora conscientemente, explicitamente, tudo em linguagem e cultura lhes diz exatamente o oposto”, diz Daniel Casasanto, psicólogo e professor da Universidade de Stanford.

Dr. Casasanto faz um ponto importante. Durante anos, e ainda hoje (embora em menor grau), as pessoas canhotas foram / são discriminadas. Você sabia que muitas pessoas assumiam que canhotos eram “paralisados, defeituosos, desajeitados, ineptos, duvidosos, questionáveis, mal-educados, desavisados ​​e falsos”? Isso há menos de 100 anos.

A maior parte dessa ignorância revoltante (felizmente) perdeu-se no caminho.

_______

Traduzido pela equipe de O Segredo  – Fonte: Power of Positivity

Referências:    businessinsider – independent – medicaldaily.com ncbi.nlm

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.