4min. de leitura

Pesquisadores revelam que canhotos são mais inteligentes!

Porque os canhotos são os mais inteligentes, segundo a ciência:

1.”Pensamento divergente”

Curiosamente, uma das principais vantagens de ser um canhoto é um pensamento divergente -, criatividade e pensamento abstrato.



A maioria dos estudos mostrou que canhotos possuem um hemisfério direito mais desenvolvido do cérebro, que, acredita-se que tenha um maior grau de influência sobre o pensamento abstrato do que o hemisfério esquerdo.

Outra hipótese interessante e plausível é que os canhotos, como parte de um grupo minoritário, desenvolvem uma mentalidade mais individualista (menos orientada para o grupo). Um estado de espírito independente e um talento criativo, muitas vezes, levam-nos ao caminho de um artista.


2. Melhor e mais rápida coordenação mão-olho

Uma observação interessante foi feita por alguns pesquisadores australianos: 25% dos jogadores da Major League Baseball (MLB) são canhotos – 2,5 vezes a taxa da população em geral. Este número é o que os cientistas chamam de “estatisticamente significativo”.


Um estudo publicado no jornal Perceptual and Motor Skills encontrou “diferenças estatisticamente significativas nas proporções de canhotos envolvidos em esportes interativos.” O mais interessante é o que eles não encontraram – uma vantagem em esportes não interativos. Esportes interativos: baseball, boxe, esgrima, tênis. Esportes não interativos: boliche, mergulho, ginástica.

Em resumo, os canhotos (teoricamente) têm melhor e mais rápida coordenação mão-olho.


3. Tempo de reação mais rápido

Agora essa teoria dos “canhotos são mais atléticos” está fazendo um pouco mais de sentido. Melhor e mais rápida coordenação mão-olho e tempos de reação mais rápidos?


Em um estudo publicado na revista Neuropsychology, os pesquisadores descobriram “um relacionamento (entre) o tempo de transferência inter-hemisférico e a interação hemisférica em participantes canhotos. Os resultados demonstram efeitos de significativos na mão, sugerindo que indivíduos canhotos tendem a ter mais interações hemisféricas.”

De forma resumida: os canhotos, em média, têm conexões cerebrais esquerda / direita mais rápidas que os destros.


4. Melhor capacidade espacial

O Centro de Talentos Juvenil da John’s Hopkins University define a capacidade espacial como “a capacidade de compreender e lembrar as relações espaciais entre os objetos…  constituídos por inúmeras subsequências, que estão interrelacionadas entre si e se desenvolvem ao longo da vida.”

As habilidades espaciais estão entre as mais “convenientes” para se ter. Por exemplo, alguém com essa habilidade geralmente é excelente com direções. O conjunto de habilidades também pode ser lucrativo. Muitos canhotos estão representados nos campos da arquitetura, engenharia, matemática e tecnologia.


5. São emocionalmente inteligentes

“Pessoas canhotas, de forma implícita, pensam que as coisas boas estão à esquerda, embora conscientemente, explicitamente, tudo em linguagem e cultura lhes diz exatamente o oposto”, diz Daniel Casasanto, psicólogo e professor da Universidade de Stanford.

Dr. Casasanto faz um ponto importante. Durante anos, e ainda hoje (embora em menor grau), as pessoas canhotas foram / são discriminadas. Você sabia que muitas pessoas assumiam que canhotos eram “paralisados, defeituosos, desajeitados, ineptos, duvidosos, questionáveis, mal-educados, desavisados ​​e falsos”? Isso há menos de 100 anos.

A maior parte dessa ignorância revoltante (felizmente) perdeu-se no caminho.

_______

Traduzido pela equipe de O Segredo  – Fonte: Power of Positivity

Referências:    businessinsider – independent – medicaldaily.com ncbi.nlm

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 22/08/2017 às 9:16






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.