Pessoas com ansiedade social e qi’s elevados têm este dom especial!

4min. de leitura

Aqueles que convivem com a ansiedade sabem quão debilitante ela pode ser. Pode causar inquietação, fadiga, irritabilidade, problemas de sono e dificuldade de concentração.



A ansiedade social é descrita como “o medo extremo de ser escrutinado e julgado por outros em situações sociais ou de desempenho.” O transtorno de ansiedade social não é simplesmente ser tímido. Tem sintomas que podem ser tão extremos que podem perturbar a vida diária. As pessoas com esse transtorno podem ter poucas ou nenhuma relação social ou romântica. Isso as faz se sentirem impotentes, sozinhas ou até mesmo envergonhadas.

Pessoas que sofrem de ansiedade social podem ser rotuladas como “estranhas” ou “loucas”. Mas de acordo com uma pesquisa, as mentes sensíveis são mais propensas a distúrbios de saúde mental. Isto é porque elas estão mais em sintonia com o que está acontecendo ao seu redor.

Em outras palavras, elas são um pouco psíquicas.



A pesquisa

Aqueles com ansiedade social podem estar ansiosamente à procura de uma resposta a sutis pistas psíquicas que tomam de seu ambiente. Esse processamento mental constante de pistas emocionais de outros tem um significado mais profundo. É um sinal de que as pessoas com ansiedade social têm muito mais acontecendo em seus cérebros. Elas são capazes de perceber e interpretar pistas sociais dos outros, semelhantes aos dons de um empata.

A ansiedade pode ser incapacitante, mas a pesquisa sugere que algumas formas de ansiedade podem ter sido desenvolvidas por uma razão muito boa. Pesquisas da Universidade Lakehead descobriram que as pessoas com ansiedade obtiveram maior pontuação nos testes de inteligência verbal. Pesquisa realizada pelo Centro Interdisciplinar Herzliya em Israel encontrou resultados semelhantes. O estudo mostrou que as pessoas com ansiedade eram melhores do que outros participantes na manutenção do foco ao superar uma ameaça principal. Ao mesmo tempo, elas também estavam sendo bombardeadas com ameaças menores. Isto mostrou um aumento em suas chances de sobrevivência.


Os pesquisadores se referiram a essa combinação de traços como “inteligência sentinela”. Isso significa que as pessoas com sentidos altamente desenvolvidos são capazes de perceber ameaças que são invisíveis para os outros.


Ansiedade social e habilidades empáticas

Viver com ansiedade social pode interferir com a rotina diária, desempenho no trabalho e vida social. Ansiedade social pode dificultar terminar a escola, ir a uma entrevista e conseguir um emprego, ou ter amizades e um relacionamento romântico. Superar a ansiedade social não é fácil. É um processo constante. Significa estar ciente dos sentimentos de ansiedade social e aprender a decifrá-los e lidar com eles. Mas aqueles com ansiedade social podem ter um dom especial por causa de sua consciência para com os outros: habilidades empáticas.

Empatas são “alimentadores”. Eles aprendem as preocupações, os medos e as dores mais profundos de outras pessoas. O “ansioso” entre nós pode estar respondendo aos pensamentos e emoções de outras pessoas. Ser empático, ansioso, pode significar que você está mais propenso a desenvolver problemas de saúde mental, a menos que aprenda a entender, aceitar e apoiar suas habilidades inatas. Sentir as emoções de outra pessoa como as suas pode ser um dom, uma vez que você aprende a aceitá-lo.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.