5min. de leitura

Pessoas honestas: principais características e comportamentos

As pessoas honestas se destacam na multidão por sua personalidade respeitosa e autêntica. Elas vão na contramão do mundo, onde muitos parecem abandonar quem realmente são para se sentirem pertencentes.


Combatendo a hipocrisia e a falsidade, essas pessoas fazem da sinceridade a sua maior arma. São guiadas pela verdade, ainda que muitas vezes causem situações desagradáveis, porque sabem que essa é a única maneira de evoluir e construir conexões verdadeiras.

Todos defendemos e exaltamos a honestidade, mas quando se trata de praticá-la no cotidiano, em meio aos desafios, poucos realmente têm essa coragem, a grande maioria se esconde por medo de reprovação. É exatamente por isso que as pessoas honestas são realmente especiais, porque têm a atitude de fazer sempre o que é certo, mesmo que cobre um preço alto.

“A honestidade é o primeiro capítulo no livro da sabedoria” – Thomas Jefferson

Existem algumas características especiais que nos ajudam a identificar as pessoas honestas ao nosso redor, mas para isso precisamos estar sempre abertos a conhecer o outro mais profundamente, o que requer uma certa entrega de nossa parte também.


Para diferenciarmos as pessoas honestas das demais pessoas em nossas vidas, devemos estar sempre atentos, observando atitudes, palavras e escolhas de vida.

Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a reconhecer as valiosas pessoas autênticas ao seu redor.

Gastam o seu tempo apenas com aqueles que realmente gostam

Um estudo realizado pela Universidade alemã Julius-Maximilians de Würzburg, mostrou que as pessoas honestas são exigentes com o seu tempo em interações sociais. Elas não costumam interagir ou passar tempo com pessoas que sentem que não têm nada a acrescentar em suas vidas. Estabelecem limites saudáveis e respeitosos entre si mesmas e aqueles em quem não têm interesse.



Não aceitam mentiras e falsidade em suas vidas

As pessoas honestas sabem que não conseguimos ir longe na vida quando vivemos em meio a mentiras, e por isso se afastam de todos os sentimentos e relacionamentos que tentam lhes prender em uma rotina de falsidades. Precisamos agir de acordo com aquilo que queremos atrair para nossas vidas, e por isso elas semeiam sementes de amor, verdade e respeito, para colher apenas as boas coisas da vida.


São pessoas calmas e com um sentimento natural de bem-estar e felicidade

De acordo com o estudo Science of Honesty, a honestidade consigo mesmo e com as pessoas ao redor, pode melhorar nossa saúde mental e física. Os resultados foram encontrados depois de um experimento comportamental com 110 participantes americanos por um período de 10 semanas.

Os participantes foram divididos em dois grupos. Um deles foi orientado a não mentir, e o outro não recebeu especificação nenhuma sobre o seu comportamento. Semanalmente, os dois grupos tinham suas medidas de saúde e relacionamento monitoradas, além de realizarem um teste de polígrafo avaliando o número de mentiras, grandes e pequenas, que tinham contado

Depois das 10 semanas, o grupo que mentiu menos teve uma melhora na saúde mais elevada, em comparação ao outro grupo.


Constroem conexões mais verdadeiras e fortes com outras pessoas

Essas pessoas valorizam aquilo que mais importa, relacionamentos verdadeiros baseados no respeito, confiança e cuidado. São suas melhores versões para as pessoas ao seu redor e despertam um grande sentimento de reciprocidade. Apesar de não terem muitos amigos, sabem que os que têm são verdadeiros.

Essas são algumas das principais características das pessoas honestas. Todos podemos aprender com elas e construir uma sociedade mais positiva, consciente e voltada para o bem de todos.

Se você tem alguma pessoa em sua vida que se encaixa com esses sinais, marque-a abaixo e mostre a sua gratidão por tê-la em sua vida!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: racorn / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.