ColunistasComportamento

Pessoas inteligentes têm alma nobre e coração grande! não dão importância para o que os outros falam!

PESSOAS INTELIGENTES TÊM ALMA NOBRE capa e dentro 1 1

Em um dos meus momentos que eu precisei do colo de uma amiga, ela me disse: ” – Pessoas inteligentes têm a alma nobre e o coração grande, e não dão importância para mesquinharia e nem para o que os outros falam.” Muito sábia, e assim a minha alma se aliviou.



Comecei a refletir no quanto, todos nós, tomados por egos, deixamos muitas vezes de saborear os simples prazeres da vida. Deixamos os nossos sentimentos mais puros de lado, ignoramos os nossos desejos sutis, afastamos as pessoas que nos fazem bem.

A frase dita por ela, para que eu tivesse uma maior compreensão íntima, dividi por partes e refleti sobre cada uma. “Pessoas inteligentes” a meu ver, nesse contexto significa silenciar e observar.

Não tomar nenhuma atitude precipitada que cause arrependimento posteriormente. É saber agir com a razão quando as emoções estão à flor da pele e ser prudente.


“Ter a alma nobre” é olhar além da situação que se mostra a sua frente, ter consideração e carinho pelas pessoas e acontecimentos vividos, até mesmo com os que não são seus. É saber acolher as histórias sem sentimentos destrutivos.

“E o coração grande” é saber compreender e aceitar, ao menos saber respeitar honrosamente as histórias e as vidas das pessoas ao nosso redor. Coração grande é mais do que bondade, é poder sentir verdadeiramente que o outro é digno de admiração e tem o seu lado bom.

“Não dão importância para mesquinharia” aqui fala-se sobre os sentimentos que podem nos destruir por bobeira: insegurança, orgulho, raiva, etc. É preciso um segundo mal pensado para tomar uma decisão errada e gerar frustrações e decepções desnecessárias. Focar nos sentimentos bons que temos é o melhor remédio para curar qualquer situação doentia.

“E nem para o que os outros falam” é princípio básico para se viver bem. Há pessoas que querem saber das nossas vidas por pura curiosidade e dão palpites e fazem fofocas de acordo com o reflexo de suas próprias vidas e experiências. Colocar-se no lugar de alguém é mais do que dar um simples conselho, e há muitos falsos conselheiros por ai…


De modo geral, sempre penso nessa mensagem quando preciso de paciência em alguma situação delicada, e assim consigo achar o melhor caminho, encontrar uma solução. Passo a mensagem adiante porque acredito que em algum momento possa ser útil a você também e creio que tranquilidade interior é o desejo de todos nós!

Então, bom natal!

Artigo Anterior

Era véspera de natal…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.