Reflexão

Pessoas manipuladoras: como desmascará-las e desarmá-las?

Capa Pessoas manipuladoras Como desmascara las e desarma las
Comente!

Por baixo de um indivíduo manipulador, existe uma pessoa tão insegura, que precisa ao menos da ilusão do controle!

Apesar de todo o discurso de que devemos sempre ser pessoas íntegras e gentis, ainda vivemos em um mundo que beneficia pessoas de má índole. Não é incomum perceber que pessoas em cargos de liderança em empresas, órgãos públicos e até na família têm atitudes pouco louváveis.

Estamos falando daquele indivíduo que puxa o tapete dos outros sem pensar, que mente e age ativamente para ver a desgraça do outro ao mesmo tempo que “conquista” sua vitória — as aspas aqui são usadas, pois se para conseguir o que queria essa pessoa precisou passar por cima de outras, mas será que de fato ela conquistou algo? Acredito que não, mas infelizmente a vida nos prova que por mais que “os bons sejam maioria”, a minoria de vilões tem se saído muito bem. Talvez bem até demais.

Outro tipo de pessoa maligna que podemos encontrar é a manipuladora. Esse exemplar de mal é um dos piores, pois pode ser encontrado até mesmo nas relações mais íntimas: amorosas, familiares e amizades.

Cair na manipulação de alguém, quer você a considere bastante ou não, é um jogo em que a pessoa manipulada só tem a perder. Pode começar com algumas sugestões que parecem inofensivas, mas caso você esteja lidando de fato com um manipulador de carteirinha, logo essas ideias sugeridas para você se transformam em ordens. Em pouco tempo, você começa a perceber que suas ações já não são mais suas, mas sim fruto das escolhas que o outro fez por você. E por mais que até mesmo ame esse manipulador e houvesse boas ideias por trás das suas intenções, ser privado de escolher como quer tocar sua vida é uma sensação desagradável para qualquer um.

Mas então, como se proteger dessas pessoas que insistem em querer fazer a nossa cabeça? Para isso, é crucial saber identificar e desarmar o manipulador. O primeiro ponto é o mais difícil, embora uma vez que você tenha identificado o seu alvo, todo o resto se desenrola bem mais facilmente.

Antes de desmascarar o manipulador, é preciso que uma coisa fique clara: por baixo dessa fachada de confiança, de que é alguém que consegue influenciar qualquer pessoa, existe alguém tão inseguro, que precisa da sensação de controle e de que tudo está sendo feito do seu jeito, mesmo que esse sentimento seja a mais pura ilusão.

Você poderá identificar o manipulador se ficar atento a quem no seu círculo social age sempre como o dono da razão, das formas mais sutis ou escrachadas. O mestre da manipulação estará sempre tentando fazer com que a situação vire a favor dele, então fique atenta àquela pessoa que sempre sai por cima em qualquer discussão, pode ser que ela tenha usado sua lábia para nunca ser prejudicada.

O manipulador pode vir de várias formas, pode se fazer de vítima e assim conseguir que todos fiquem ao seu lado ou seguir rota contrária e desestabilizar a verdadeira vítima de uma situação, até que esta acredite que ela é quem estava errada.

E como desarmar um manipulador? A resposta pode ser mais simples do que você imagina! Essa pessoa vive de jogos mentais, de alterar a narrativa da realidade para que apenas a favoreçam. A melhor forma de derrotar um manipulador é mostrando que você não cai no seu joguinho!

Com suas falas e atitudes, lute contra as imposições do manipulador na sua vida e alerte aqueles à sua volta sobre ele. Não abaixe sua cabeça nem se deixe enganar, e se preciso for, fale diretamente ao manipulador o que você enxergou por baixo de seu fingimento. Afinal, nada quebra mais uma pessoa que vive de mudar a mente dos outros do que ser confrontada com a dura verdade.

Comente!

Passageiros com covid descem de cruzeiros em Santos e navio segue para SC

Artigo Anterior

Guardas municipais do Rio usam tradutor do Google para socorrer tailandesa abandonada pelo namorado

Próximo artigo