4min. de leitura

Pessoas mentalmente fortes: resistência mental é uma escolha, não uma qualidade

Todos nós passamos por fases em nossas vidas onde nossa resistência mental é testada.

Podemos ter aquela pessoa tóxica que cruza o nosso caminho no trabalho, na faculdade ou aquele relacionamento abusivo que não conseguimos perder o vínculo.


Seja qual for o desafio da sua vida, não há muita saída. Você precisa ter forças para superar e procurar ver a situação de pontos de vista diferentes. Só assim vai conseguir passar por essa etapa com sucesso.

Falando de fora da situação, parece fácil. Afinal, queremos ter a vida mais perfeita possível. Aquela vida em que temos os melhores amigos do mundo, um ótimo trabalho e o relacionamento com a pessoa dos sonhos.

Mas, sabemos que as coisas não funcionam dessa maneira.


Eu sei o quanto é difícil ser assim, especialmente quando nos sentimos presos a algo ou alguma situação. A capacidade de seguir uma nova direção exige coragem e ousadia, e essas são características que só as pessoas mentalmente fortes têm.

No entanto, você pode desenvolver a sua resistência mental para ser mentalmente forte.


Comece a usar essas técnicas hoje e não se prenda a situações que não deseja viver:

Seja emocionalmente inteligente

A inteligência emocional é o segredo da resistência mental. Você não pode ser mentalmente forte sem a capacidade de compreender e tolerar plenamente as emoções negativas e transformá-las em lições em sua vida. Momentos que testam sua resistência mental estão testando sua inteligência emocional.


Confie em você

Pessoas mentalmente fortes não deixam transparecer a sua insegurança. Por isso, elas inspiram os outros e os ajudam a fazer as coisas acontecerem até nos momentos mais difíceis!


Neutralize as pessoas tóxicas

Lidar com pessoas difíceis, para a maioria, é frustrante e cansativo. Pessoas mentalmente fortes controlam suas interações com pessoas tóxicas, mantendo seus sentimentos sob controle. Quando precisam confrontar uma pessoa tóxica, são racionais. Identificam as suas emoções e não permitem que a raiva e a frustração criem mais problemas.


Seja flexível às mudanças

Pessoas mentalmente fortes são flexíveis e estão constantemente se adaptando. Eles sabem que o medo da mudança é uma grande ameaça para o seu sucesso e felicidade.


Saiba dizer não

Quando chega a hora de dizer não, as pessoas mentalmente fortes evitam frases como “acho que não posso” ou “não tenho certeza”. Elas dizem não com confiança, porque sabem que dizer não a um novo compromisso honra seu relacionamento existente.


Aprenda a perdoar

Pessoas mentalmente fortes sabem que a vida é muito mais fácil quando perdoamos até aqueles que nunca disseram que sentiram muito. Rancores deixam os acontecimentos negativos do seu passado destruir a sua felicidade de hoje. Ódio e raiva são parasitas emocionais que destroem a sua alegria na vida. Quando você perdoa alguém, simplesmente liberta a si mesmo de ser a sua eterna vítima.


Pense positivo

Pessoas mentalmente fortes não se preocupam com circunstâncias que não podem controlar. Em vez de tentar iniciar uma revolução da noite para o dia, elas concentram a energia nas coisas que têm poder: sua atenção e o seu esforço.

Resistência mental não é uma qualidade inata conferida a poucos. Ela pode ser alcançada e apreciada por muitos. Basta querer!


Direitos autorais da imagem de capa: wall.alphacoders.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.