Pessoas perversas têm como uma de suas técnicas favoritas provocar seus alvos até que se desequilibrem.
Ao desequilibrar um alvo, fazendo com que perca o controle diante de todos, pessoas perversas fazem com que aqueles que estão ao redor pensem que o problema está naquele que “perdeu a linha”.
Jogam com maestria uma isca, causam um tumulto tremendo e saem do ambiente enquanto a coisa toda vira um verdadeiro caos. No momento seguinte o alvo se vê pedindo desculpas por uma situação absurda que não causou em primeiro lugar, mas que todos parecem crer que foi obra sua.
Se você é alguém que com frequência se vê provocado por alguém dissimulado e perverso, passando a ser visto como a pessoa problemática dos ambientes, talvez essas palavras de J. C. Alarcon e Nilsa Alarcon sejam para você:
“Preserve a sua paz, mantendo uma prudente distância emocional de pessoa que usa as palavras para trocar farpas, alfinetar e colocar você para baixo, como se ela fosse o máximo, e você, o mínimo. Nunca alfinete de volta. Prefira o silêncio. Ou então, fique bem longe. Se não puder ficar longe, construa a sua retirada, mas nunca se submeta a uma pessoa desequilibrada.
A paz interior e o poder que ela acrescenta em sua vida parte da atitude firme em se desviar de tudo que incomoda a sua Alma. Está na hora de ser feliz e escolher melhor quem você quer no seu caminho. ” É isso mesmo.
Pessoas perversas narcisistas odeiam ser ignoradas; colocadas no “modo mudo”. A indiferença e silêncio absoluto contra suas agressões são as únicas coisas capazes de incomodar estas mentes doentias. Para pessoas assim, não conseguir desestruturar o outro significa ser invisível; não ter importância. Significa retirar-lhes o posto no centro das atenções, o que para elas se traduz em rejeição e, você precisa saber, rejeição é agressão demais para experts em agredir e rejeitar.
Elabore um plano de saída sem alardear. Quando estiver tudo pronto, corte todo o contato, arranque-lhes de vez a plateia; a massa de manobra.
Use esse conhecimento para lidar com essas pessoas e verá o tamanho do poder que você tem.
Lucy Rocha
Personal Coach