Pessoas que enrolam para acordar de manhã são mais inteligentes, mostra estudo

Você tem muita preguiça de acordar pela manhã e coloca o despertador na soneca muitas vezes, até sentir que tem forças para se levantar?

Bom, certamente você não está sozinho. Acordar cedo realmente não é fácil para todo mundo, muitas vezes precisamos de mais tempo para nos recuperarmos do cansaço do dia.

No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelos psicólogos Satoshi Kanazawa e Kaja Perina, do departamento de psicologia da Universidade College London, na Inglaterra, esse não é um hábito para se envergonhar.

De acordo com os resultados alcançados, essa demora para levantar é sinal de inteligência e criatividade.

O estudo revela que basicamente todas as espécies na natureza, de microrganismos até mamíferos, vivem um ciclo de vida conhecido como ritmo circadiano. Este ciclo é o que determina o intervalo de 24 horas baseado na luz solar, na temperatura, marés e vento e é seguidos pelos animais à risca.

No entanto, nós, seres humanos, temos uma capacidade especial, podemos alterar os nossos relógios biológicos, de acordo com nossa vontade. Isso significa que podemos escolher conscientemente o melhor horário para dormir ou para acordar.

Estudando uma média de 20 mil jovens americanos, a equipe de Satoshi e Kaja descobriu que aqueles que eram acostumados a dormir mais tarde durante a semana e também aos finais de semana, o que ocasionava atrasos em alguns dias, apresentavam um QI maior do que aqueles que dormem e acordam cedo.

Mais especificamente, os jovens que possuíam um QI inferior a 75 costumavam ir dormir às 23h41, enquanto aqueles com um QI de mais de 125 costumavam se deitar lá pelas 00h29.

Em uma comparação, os pesquisadores puderam concluir que as pessoas mais inteligentes dormem mais tarde, e mostram que não necessariamente precisam alinhar o sono com a hora do dia, conforme nossos ancestrais faziam.

Agora você já tem o que responder para aqueles pessoas que o chamam de preguiçoso!

Compartilhe essa notícia com seus amigos!


Direitos autorais da imagem de capa: megaflopp / istock



Deixe seu comentário