5min. de leitura

Pessoas que superam a depressão fazem essas 5 coisas de maneira diferente

A depressão é uma condição que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e cresce cada vez mais nos últimos tempos.

No entanto, por mais que essa doença seja severa e dura, existem muitas pessoas guerreiras e fortes que conseguem superá-la. Montamos abaixo uma lista com 5 coisas que as pessoas que superam a depressão aprendem a fazer diferente.



Esperamos que seja uma inspiração para que todos aqueles que convivem com a condição diariamente não desanimem, mas mantenham-se firmes por si mesmos. Nem todas essas coisas listadas acontecem de uma hora para outra, portanto é essencial dar tempo ao tempo e não ser muito exigente consigo mesmo.

5 coisas que as pessoas que superam a depressão aprendem a fazer diferente:

1. Abandonam a necessidade de controlar tudo

É um comportamento natural nos sentirmos chateados e/ou revoltados quando a vida não segue o roteiro que planejamos para nós mesmos. No entanto, precisamos aprender a abandonar essa necessidade de controle e aprender a ir com o fluxo.

A verdade é que nunca poderemos controlar tudo ao nosso redor de qualquer maneira, e quando aceitamos isso, nossas vidas se tornam muito mais simples e descomplicadas, pois podemos nos concentrar naquilo que realmente está em nossas mãos.



2. Aprendem a se colocar em primeiro lugar

Ajudar as pessoas ao nosso redor é uma atitude muito bonita e muito necessária em nosso mundo atual, mas tudo precisa ter um equilíbrio. Quando oferecemos além do que temos, causamos uma confusão em nosso interior, em nossas emoções e podemos até mesmo confundir altruísmo com martírio.

Aqueles que sofrem de depressão compreendem que é fundamental se colocarem em primeiro lugar e se concentrarem apenas em si mesmos por um tempo, até se estabelecerem de uma maneira saudável. Quando tentamos ajudar alguém, sem estarmos bem com nós mesmos em primeiro lugar, podemos acabar nos afogando junto com essa pessoa.


3. Param de dizer “sim” quando querem dizer “não

Esse tópico é muito relacionado ao anterior. Para nos colocarmos em primeiro lugar, é importante aprendermos a dizer “não” para tudo aquilo que não queremos em nossas vidas. Por mais que tenhamos a vontade de agradar outras pessoas, precisamos pensar em nós mesmos e saber que dizer “não” não faz ninguém ruim, significa que apenas decidimos focar em nós mesmos.


Quando implementamos esse comportamento em nossas vidas, tudo se transforma. Nosso humor melhora e os sentimentos de inferioridade e infelicidade, aos poucos, começam a ir embora. As pessoas que superam a depressão aprendem isso de uma maneira difícil, mas você tem a oportunidade de aprender antes.


4. Não se colocam para baixo

Todos nós erramos. No entanto, ao invés de nos tratarmos com amor e paciência, reconhecendo que somos seres em processo de evolução, tendemos a nos diminuir e nos considerar insuficientemente bons. Esse padrão de comportamento afeta diretamente nossa felicidade e bem-estar geral com nossas vidas. Devemos nos perdoar por tudo o que fizemos de errado e focar em nosso presente e futuro.


5. Concentram-se nas coisas positivas

As pessoas que superam a depressão sabem o quanto é importante se concentrar na positividade e no otimismo. Todas as vezes em que se veem pensando nas coisas negativas da vida, lembram-se de tudo aquilo o que têm para agradecer.

Sempre há algo positivo em nossas vidas, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos. Essas pessoas reconhecem seus pontos fortes e se parabenizam por eles, o que ajuda a manter as energias positivas por perto.

Você tem algum depoimento de superação de depressão para compartilhar? Conte para nós através dos comentários abaixo!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: andersonrise / 123RF Imagens

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.