Pessoas inspiradoras

Pessoas se unem e constroem casas térmicas para moradores de rua não passarem frio!

capapessoas se unem e constroem casas termicas para moradores de rua nao passarem frio

Uma corrente do bem que tem ajudado muito quem precisa nos dias mais difíceis. Confira!



O frio pode ser muito cruel, especialmente para as pessoas que não possuem um lar e precisam encontrar nas ruas uma maneira de se manter aquecidas, muitas vezes contando com tão poucos recursos e pouca ajuda daqueles ao seu redor.

Especialmente na Europa, onde o frio é ainda mais rigoroso do que por aqui, e a neve é bastante comum, os moradores de rua enfrentam grandes dificuldades para sobreviver nesta época do ano, e foi pensando neles que um projeto muito bacana foi desenvolvido, e está ajudando a manter os corpos e corações quentinhos nos períodos mais frios do ano.

O projeto Ulmer Nest (Ninho de Ulm, em tradução literal) foi criado na Alemanha, na cidade de UIm, e procura maneiras de evitar a morte de moradores de rua por hipotermia durante o inverno. Ele é desenvolvido por duas start-ups e um cientista da computação, e conta com desenvolvedores de hardware e software na equipe.


As pessoas envolvidas no projeto inventaram os “ninhos” especiais para que os desabrigados tenham segurança durante o inverno. Segundo explicam, essas casas são feitas de madeira, aço e possuem isolamento térmico, além de painéis solares, e buscam oferecer uma boa experiência para essas pessoas que sofrem tanto durante os dias frios.

Com um estilo futurista, os ninhos também são conhecidos como “cápsulas”, e protegem do vento, do frio e umidade; podem abrigar até duas pessoas.

Eles possuem sensores que se ativam imediatamente, quando alguém entra, garantindo proteção melhor. Além disso, também possuem conexão wi-fi.

No perfil do projeto no Facebook, há bastante imagens do processo de produção dos ninhos e até mesmo de pessoas experimentando a inovação criada pela equipe do projeto:


2pessoas se unem e constroem casas termicas para moradores de rua nao passarem frio

Direitos autorais: reprodução Facebook/Ulmer Nest.

Flaco Pross, um dos responsáveis por projetar as cápsulas, disse em entrevista ao Ladbible que não é necessário preencher nenhum tipo de documento para começar a usá-las.

Ele ainda informou que os sensores presentes nelas avisam o projeto sempre que alguém passa a noite no local, bem como a associação beneficente Caritas Ulm-Alb-Donau, que no dia seguinte vai ao local oferecer ajuda para a pessoa que dormiu por ali.

Essa é uma iniciativa realmente muito especial, que promove segurança, bem-estar e dignidade às pessoas que já convivem diariamente com a difícil realidade das ruas.


3pessoas se unem e constroem casas termicas para moradores de rua nao passarem frio

Direitos autorais: reprodução Facebook/Ulmer Nest.

Ideias como essa merecem ser conhecidas por todos e ampliadas para mais locais, ajudando a levar conforto e tranquilidade àqueles que precisam.

Qual sua opinião sobre o projeto? Conhece algum similar?

Comente abaixo e compartilhe o texto nas redes sociais!


“Só quero um trabalho.” Depois de caminhar 25 km, entregando currículos, homem recebe 200 oportunidades

Artigo Anterior

Os 4 signos mais perigosos. Eles mentem, manipulam e prejudicam a sua vida. Muito cuidado!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.