Reflexão

Pessoas tóxicas não querem te amar, elas querem te usar

capapessoas toxicas nao querem te amar elas querem te usar
Comente!

Pessoas tóxicas não têm um interesse específico em você, mas sim naquilo que você pode oferecê-las.

Muito tem se falado sobre as pessoas tóxicas nos últimos tempos. Milhares de reflexões e até mesmo dicas para lidar com essas personalidades tão complicadas e manipuladoras estão espalhadas pela internet para quem tiver interesse. Mas será que você já sabe tudo o que precisa para se manter longe da negatividade dessas pessoas?

A primeira coisa a ser pontuada sobre essas pessoas é que elas nem sempre são fáceis de serem reconhecidas, por isso é bastante comum que apenas descubramos quem realmente são após termos sido enganados por elas.

As pessoas tóxicas costumam esconder a sua personalidade atrás de manipulações e mentiras, o que lhes permite fazerem um “jogo duplo” conosco, fingindo com muita maestria uma personalidade totalmente positiva.

Sua grade de comportamentos negativos inclui uma série de coisas, mas costumamos bater o martelo e realmente classificar uma pessoa com tóxica quando ela apresenta comportamentos como a de um vampiro de “energia”, sugando toda a nossa alegria, esperança e motivação sempre que estão ao nosso redor.

Provavelmente, após essa pequena descrição, você já conseguiu pensar em pelo menos duas ou três pessoas que estão em seu círculo social. Isso, infelizmente, é bastante comum, as pessoas tóxicas estão em todos os lugares, e precisamos tomar o máximo de cuidado para não cairmos em sua teia.

Se você estiver convivendo com uma dessas personalidades, a primeira coisa a saber é que nem sempre é tão simples nos livrarmos delas, isso porque pode acontecer de elas serem alguém que amamos, como um familiar, amigo ou parceiro romântico.

Caso você sinta que as suas atitudes estão te afetando negativamente, e ame essas pessoas o bastante para não romper com o relacionamento, o melhor que pode fazer é ter uma conversa bastante sincera, expondo a forma como se sente em todos os momentos.

Enquanto abre o seu coração, faça questão de dar exemplos de atitudes que o magoam, irritam ou ofendem, para que fique muito claro para elas aquilo que estão fazendo de errado. Parece estranho, mas muitas vezes as pessoas tóxicas não agem intencionalmente, e podem não saber o tamanho do estrago que estão nos causando.

Ao final dessa conversa, duas coisas podem acontecer: a pessoa tóxica pode reconhecer o seu comportamento, se comprometer em mudar e realmente mostrar a sua disposição no dia a dia, ou simplesmente negar que esteja te causando qualquer tipo de prejuízo, se recusando a mudar o seu comportamento.

Nesse caso, uma vez que você já se certificou de que fez a sua parte, é hora de agir, deixando muito claros quais são os seus limites, e lhes avisando que, caso continuem a te desrespeitar, você não terá escolha a não ser romper com o relacionamento que possuem.

No entanto, é importante manter-se sempre atento e não se deixar enganar, porque as pessoas mentirosas e manipuladoras podem prometer mudar apenas da boca pra fora. No fim, você pode acabar ainda mais machucado.

Por fim, vamos deixar bastante claro uma coisa: as pessoas tóxicas não querem te amar, mas sim te usar. É claro que podem te amar de uma certa forma, mas isso não significam que se importam necessariamente com você.

O objetivo dessas personalidades é te usar, porque conhecem a sua bondade e empatia. Pode ser muito difícil aceitar isso, especialmente quando elas fazem parte de sua vida íntima, mas encarar essa realidade é o melhor que pode fazer para se libertar de suas armadilhas emocionais.

Trabalhe para identificar as pessoas tóxicas que você tem à sua volta e comece a eliminá-las. Você merece alguém que te ame e te cuide, não que o tenha como um boneco.

Comente!

Motorista sacrificou seu próprio carro para parar uma mulher que dirigia inconsciente

Artigo Anterior

Homem ajudou sua parceira na limpeza pela primeira vez e sofreu um acidente. Foi parar na ambulância

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.