Placa bacteriana…

Muito se ouve falar em placa bacteriana nas propagandas, porém quase ninguém sabe o que realmente é uma placa e o que sua presença pode causar.



Tentarei explicar de forma sucinta o que de fato ocorre quando sua presença deixa de ser natural e passa a ser um problema.

A placa bacteriana é um agregado de bactérias e restos de alimentos que se acumulam ao redor dos dentes, que naturalmente se forma a partir da presença da saliva sobre os dentes e superfícies bucais.
A placa bacteriana produz ácidos a partir do momento em que começa a se formar, daí a importância de ser removida ao menos 3 vezes ao dia.

Esses ácidos, que provem das excreções das bactérias que vivem em nossa boca, como num ambiente natural, podem causar desmineralização do esmalte e inflamação dos tecidos ao redor dos dentes.


A presença da placa bacteriana pode causar vários tipos de doenças na boca dentre elas as mais comuns são as caries e as doenças gengivais (gengivite e periodontite).

Uma vez que a placa permaneça por mais de 24 horas sobre os dentes, esta começa a sofrer um processo de calcificação o que dificulta sua remoção formando assim o cálculo salivar, que popularmente é conhecido como tártaro, se isto ocorrer já não se consegue remover apenas com escova e fio dental e uma visita ao dentista se faz necessária para que a remoção seja feita por um profissional.

Por isso friso aqui a importância do uso do fio dental e que seja feita uma boa escovação dos dentes ao menos 3 vezes ao dia.


Visite seu dentista pelo menos 1 vez ao ano.

Dra. Shirley Weiss – Periodontista

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.