Notícias

Avião da FAB foi usado pelo Planalto para transportar pintura que homenageia Bolsonaro

Foto: Depositphotos.com
Bolsonaro

“Conservadora, realista e com um toque espiritual”, é assim que a artista Lucimary Billhardt se classifica, fazendo composições que enaltecem o atual presidente.

No dia 17 de março, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma live em seu perfil no Planalto, e uma pintura acabou sendo reconhecida por algumas pessoas nas redes sociais. A obra é da artista conservadora Lucimary Billhardt, que tinha usado seu perfil no Twitter para pedir que políticos apoiadores do atual chefe de Estado ajudassem a levá-la ao Planalto.

As informações foram apuradas pela página do Twitter Bolsoregrets, opositora ao atual governo, e que mostrou uma linha do tempo das informações colhidas nas próprias redes sociais. Levar a pintura até Bolsonaro teoricamente não é um problema, a questão é que existem evidências de que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi destinado para isso.

O Metrópoles confirmou o caso e obteve mais dados através da Lei de Acesso à Informação (LAI). As informações da Presidência são de que o funcionário que foi buscar a pintura, e que foi fotografado por Lucimary usando uma máscara facial com o símbolo da FAB, não era do órgão e que não tiveram custo algum para transportar a obra. O detalhe do trajeto do voo não foi detalhado pelos funcionários do Planalto.

No dia 14 de fevereiro, segundo a página Bolsoregrets, a artista plástica Lucimary compartilhou a foto de sua pintura detalhando que tinha o sonho de vê-la pendurada no Palácio da Alvorada. Depois disso, a pintora passou a procurar membros do governo para pedir que eles ajudassem a levar o quadro para o atual presidente, também através das redes sociais. Ela chegou a mencionar que a ideia seria que um avião da FAB fosse buscar, já que morava perto da base aérea do Galeão.

2 Aviao da FAB foi usado pelo Planalto para transportar pintura que homenageia Bolsonaro

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @bolsoregrets

Na mesma época, a artista compartilhou no Twitter sua insatisfação ao descobrir que tinha sido bloqueada no perfil do atual presidente. De acordo com a assessoria, foi Flávio Bolsonaro quem teria feito o bloqueio, mas ela defendeu que deveria ser um engano. Ela pediu ajuda à Bia Kicis, que a desbloqueou e ainda começou a segui-la pelo perfil do presidente no mesmo dia.

3 Aviao da FAB foi usado pelo Planalto para transportar pintura que homenageia Bolsonaro

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @bolsoregrets

A artista passou a compartilhar algumas capturas de tela de conversas que mantinha com Bia Kicis, e chegaram a falar sobre estar bloqueada por Flávio Bolsonaro e da “tela”, que o perfil Bolsoregrets acredita que seja justamente a pintura que ela queria tanto enviar ao Planalto. Alguns dias depois, Lucimary compartilhou uma série de tuítes misteriosos, com a foto de um homem colocando um pacote dentro de um carro, usando uma máscara com o símbolo da FAB.

4 Aviao da FAB foi usado pelo Planalto para transportar pintura que homenageia Bolsonaro

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @bolsoregrets

A tela chegou ao destino, e foi a própria artista quem compartilhou um e-mail que recebeu de Marcelo da Silva Vieira, chefe do gabinete adjunto de Documentação Histórica. Logo depois ela compartilhou em seu Instagram a foto do quadro com uma legenda dizendo que ela já estava com o presidente, e que agora bastava apenas ter paciência para vê-la um pouco.

O presidente agradeceu a generosidade de Lucimary nas redes sociais, e ainda apareceu em uma live com a pintura atrás. Na obra, duas imagens de Bolsonaro ao lado de uma grande águia aparecem. No primeiro plano, ele segura uma caneta Bic e é admirado por si mesmo, que aparece atrás mais sério, simbolizando, de acordo com a artista, o momento em que assumiu a presidência do país e como iria entregá-la depois. A artista escreveu ainda 2020-2026, provavelmente querendo dizer 2019-2026, acreditando em um possível cenário em que vença as eleições presidenciais deste ano.

5 Aviao da FAB foi usado pelo Planalto para transportar pintura que homenageia Bolsonaro

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @bolsoregrets

Dois dias depois de aparecer na live, o quadro ainda apareceu em uma fotografia sendo segurado por Carlos Bolsonaro, no Planalto. Essa não é a primeira vez que a artista retrata membros do governo, ela já retratou a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina e o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

6 Aviao da FAB foi usado pelo Planalto para transportar pintura que homenageia Bolsonaro

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @carlosbolsonaro

A artista também já fez obras retratando o que enquadra como atual cenário político brasileiro, colocando até mesmo o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva nas composições. Em uma delas, o possível candidato às eleições presidenciais deste ano aparece com chifres, fumando um cachimbo; em outra retratou o ex-presidente com uma capa roxa, como se tivesse feito um pacto com o demônio e Bolsonaro fosse o libertador do povo.

7 Aviao da FAB foi usado pelo Planalto para transportar pintura que homenageia Bolsonaro

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @lucimarybillhardt

Nas redes sociais, as pinturas já viralizaram e muitos usuários afirmam que ela é extremamente importante para a “estética bolsonarista”. Ela chegou a dizer em uma entrevista ao UOL que é atacada porque costuma pintar o Bolsonaro e Jesus, e o público que derrubar o atual presidente e que Jesus seja negro.

0 %