Podemos nos proteger do stress com o humor?

Pode ser que a capacidade de ver o lado engraçado das coisas realmente funcione como um escudo psicológico contra o stress? 

Uma série de estudos fornecem suporte experimental para esta ideia.



A pesquisa também mostra por que é tão difícil de se estudar esta questão: o humor na verdade, reduz o stress ou é apenas mais fácil de se ver o lado engraçado das coisas quando você está enfrentando bem a situação?

Heidi Fritz, da Universidade Clarkson, e seus colegas começaram a conduzir um estudo diário com 21 mulheres e 1 homem diagnosticados com fibromialgia. Os participantes preencheram um breve questionário sobre a sua saúde física, estado psicológico e tendência a ver o lado engraçado das coisas (eles pediram por exemplo, se ao passar por situações como caos um homem derramasse água neles, eles conseguiriam rir daquilo), quanta socialização eles tiveram recentemente junto de apoio familiar e interação com amigos e como eles avaliavam seus desafios (olhar para o lado positivo em uma situação difícil).

Então, as pessoas passaram os próximos quatro dias do experimento com a tarefa de fazer anotações em um diário, várias vezes ao dia, o que deveria traduzir estados emocionais e físicos. 

O assunto mais recorrente no início era o senso de humor, menor o estresse e melhora na condição física dos participantes. Mas ao contrário das expectativas dos autores, os aparentes benefícios do humor não foram explicados, eles não puderam associar o que incentivava a tendência para reavaliar situações ou ter melhores relações sociais.


Em um segundo estudo, onde 109 estudantes de graduação participaram, foram feitas perguntas sobre o seu estado psicológico e emocional, sua tendência a encontrar coisas engraçadas e fazer piadas, e finalmente, deveriam se lembrar de um evento estressante e explicar o quanto aquilo os afetou. Em geral, o que os acadêmicos relataram, foi que o trauma que eles tiveram que enfrentar em algum ponto, apontava os indicadores mais altos de estresse psicológico.

No entanto, os alunos que estavam mais inclinados ao humor, apresentaram um caso diferente: eventos traumáticos afetaram suas vidas, mas ainda com base na pontuação emocional, não estavam apresentavam altos níveis de estresse.

Existe um problema óbvio nestes dois primeiros estudos: ele poderia simplesmente indicar que os participantes menos estressados tinham mais facilidade em enxergar o humor das coisas, ao invés de possuírem uma inclinação para a comédia, reduzindo seus níveis de stress ou sintomas físicos. 

É por isso que os cientistas realizaram um terceiro estudo, tentando corrigir esse problema metodológico. A última pesquisa recrutou 105 estudantes que foram afetados pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque. Eles completaram testes psicológicos de um mês após o ataque, que incluía testar a sua predisposição para o humor, e dois meses depois responderam mais perguntas sobre seus níveis de estresse.


Foi observada que alguns possuíam uma tendência a melhorar o humor (dar uma perspectiva animado sobre a vida). Fritz e seus colegas disseram que um padrão consistente surgiu de seus estudos: “o uso positivo do humor previu redução do sofrimento psicológico em resposta a eventos estressantes”. No entanto, a evidência para esta conclusão parece fraca: apenas o estudo final teve a metodologia longitudinal necessária para identificar um potencial papel causal para o humor na redução do sofrimento, ainda é possível que outras variáveis desconhecidas, como personalidade, fosse o verdadeiro fator causal por trás de mais humor e menor sofrimento.

Uma evidência mais forte para o benefício do estresse provocado pelo humor exigiria um experimento que manipulasse o senso de humor das pessoas e analisasse os efeitos sobre o estresse, algo complicado de se fazer. 

“Dada a persistente crença nos benefícios de saúde física do uso do humor, é fundamental que entendamos a magnitude de seu efeito”, concluíram os pesquisadores.

_____________

Traduzido pela equipe O Segredo – Fonte: Psy ciencia

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.