Nos anos 1970 e 1980, a televisão brasileira viveu uma era de ouro com a ascensão de diversos galãs que conquistaram o coração do público nas novelas da Globo.
Nomes como Dennis Carvalho, Edwin Luisi e Eduardo Tornaghi se destacaram em tramas memoráveis, mas hoje muitos deles se afastaram das telinhas, cada um seguindo um caminho diferente.
Enquanto alguns optaram por carreiras fora da televisão ou se dedicaram a projetos sociais, outros enfrentaram desafios pessoais e de saúde. Vamos descobrir o que aconteceu com nove desses ícones da dramaturgia brasileira, revelando suas trajetórias e como estão vivendo a vida longe dos holofotes.
Saiba como estão 9 galãs
Dennis Carvalho
Dennis Carvalho começou sua carreira nas novelas na década de 1960 e, após se destacar em “Ídolo de Pano”, da Tupi, ingressou na Globo em 1975, onde se destacou em “Pecado Capital”.
Na emissora, brilhou também em “O Casarão”, “Locomotivas”, “Brilhante” e “Brega e Chique”, entre outras produções. Em 1977, tornou-se diretor e comandou grandes sucessos da emissora, estabelecendo uma longa parceria com Gilberto Braga.
Desde “Babilônia”, em 2015, Dennis não atua mais em novelas e não dirige desde “Segundo Sol”, em 2018. Com 77 anos, o ator enfrentou sérios problemas de saúde entre 2022 e 2023, chegando a ficar vinte dias em coma. Ele foi demitido da Globo em 2022, após 47 anos, e declarou em entrevista que merecia mais respeito.
Edwin Luisi
Com 78 anos atualmente, Edwin Luisi fez sua estreia na Globo como protagonista em “Escrava Isaura”, em 1976. Ele se consagrou como o assassino de Salomão Hayala em “O Astro”, de 1977, e continuou brilhando em novelas durante a década de 1980.
Após uma pausa na telinha, ele participou de tramas como “Paraíso Tropical”, “Sangue Bom” e “A Lei do Amor”. Mais recentemente, fez uma participação em “Família é Tudo”, retornando à Globo após oito anos fora do ar.
Eduardo Tornaghi
Eduardo Tornaghi foi um nome marcante nas novelas da Globo durante os anos 1970 e 1980, com papéis em “A Moreninha”, “Vejo a Lua no Céu”, “Dancin Days”, “Vereda Tropical” e “A Gata Comeu”. Depois de atuar em “Pátria Minha”, em 1994, ele só voltou às novelas da Globo com “Rock Story”, em 2016, sendo essa sua última aparição até agora.
Hoje com 73 anos, o ator revelou que se cansou da televisão e que considera o dinheiro um veneno. Ele fez voto de pobreza e passou a dar aulas de teatro para presidiários e comunidades carentes, além de escrever e organizar eventos literários, divulgando seus trabalhos de poesia no Rio de Janeiro.
Mário Cardoso
Outro ator que brilhou nas novelas dos anos setenta e está distante da Globo há muito tempo é Mário Cardoso, que atualmente tem 75 anos. Ele se destacou em produções como “A Moreninha”, “O Feijão e o Sonho”, “Coração Alado” e “Paraíso”, mas perdeu espaço na emissora posteriormente. Fez algumas participações esporádicas nas novelas da Globo, sendo a última delas até agora “Caminho das Índias”, em 2009.
Mário também seguiu carreira como dublador e psicólogo. Em entrevista, ele comentou sobre ter vivido tanto o sucesso quanto o insucesso e afirmou que já não sofre mais por estar longe da televisão.
Reinaldo Gonzaga
Reinaldo Gonzaga, com sua voz marcante, deixou sua marca em diversas novelas da Globo durante as décadas de 1970 e 1980, incluindo “Anjo Mau”, “Saramandaia”, “Dona Xepa” e “Pai Herói”. Sua última aparição na emissora foi em “Senhora do Destino”, em 2004.
Ele não atua na televisão desde Amor e Revolução, exibido pelo SBT em 2011. Hoje, aos 76 anos, Reinaldo vive imerso na natureza e recentemente retornou ao teatro após um hiato de nove anos.
Gracindo Júnior
Gracindo Júnior fez sua estreia nas novelas da Globo no ano inaugural da emissora, em 1965. Ele se destacou em produções como “O Bem-Amado”, “O Casarão”, “Dona Beija”, “Mandala”, “O Salvador da Pátria” e” Celebridade”. Em 2006, mudou-se para a Record, onde permaneceu até 2014. Depois disso, ganhou uma disputa judicial contra a emissora.
Agora com 81 anos, Gracindo decidiu abandonar a carreira para viver em sua pousada em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, que considera um verdadeiro paraíso.
Paulo Figueiredo
Paulo Figueiredo começou sua trajetória na televisão nos anos 1960 e se destacou em novelas como “Marrom Glacê”, “Coração Alado”, “Sol de Verão”, “Voltei pra Você”, “Laços de Família” e “Mulheres Apaixonadas”, além de “Éramos Seis” no SBT.
Em 2005, ele se juntou à Record e não atua na televisão desde Gênesis, que foi exibida em 2021. Atualmente com 85 anos, ele permanece fora dos holofotes.
Marcelo Picchi
Marcelo Picchi, ex-marido de Elizabeth Savala, brilhou em diversas novelas da Globo a partir de Bravo, em 1975. Ele participou de produções como “Coração Alado”, “O Homem Proibido”, “Corpo a Corpo e Mandala”. A última novela dele até agora foi “Aquele Beijo”, em 2012. Depois disso, integrou o elenco da série “Pé na Cova”.
Hoje com 76 anos, Marcelo continua sua paixão pelo teatro, mas expressou em entrevistas sua frustração por não receber mais convites para atuar na televisão.
Roberto Pirilo
Roberto Pirilo foi outro ícone das novelas da Globo nas décadas de 1970 e 1980, destacando-se em séries como “Escrava Isaura”, “Maria Maria” e “A Gata Comeu”.
Atualmente com 77 anos, ele está afastado das novelas da Globo desde Espelho da Vida em 2019; no entanto, fez algumas participações em séries de streaming recentemente.