Por que as pessoas pensam diferente? (Reflexões do livro “Supercérebro” de Deepak Chopra)

Reflexões do livro “Supercérebro” de Deepak Chopra

Desde o começo dos tempos, as pessoas vivem de formas diferentes, fazem escolhas, etc. Isso advém da cultura, criação que teve na infância, QI (Quoeficiente de Inteligência), genética, enfim, temos vários estudos sobre. Mas o que diferencia mesmo uma pessoa da outra é um conjunto de crenças, aquilo que o indivíduo acredita como verdade absoluta e que foi implantado em sua mente desde que nasceu.

A boa notícia de tudo isso é que podemos mudar a qualquer momento da vida. Nosso cérebro contém cerca de 100 bilhões de células nervosas, que formam de um trilhão a talvez um quatrilhão de conexões chamadas “sinapses”. As sinapses estão em constante e dinâmico estado de reorganização em resposta ao mundo que nos cerca. São uma minúscula, no entanto, estupenda, maravilha da natureza.

Todos ficam assombrados diante do cérebro, que já foi chamado de “o universo de 1,5 quilo!”. E com razão. Nosso cérebro não só interpreta o mundo, mas o cria. Tudo o que vemos, ouvimos, tocamos, saboreamos e cheiramos não seria apreendido sem o cérebro. Tudo o que você vivenciou hoje – seu café da manhã, o amor pela sua família, uma ideia brilhante que teve no trabalho – foi especialmente personalizado para você.

O mundo que vemos desde que acordamos e até irmos dormir é uma interpretação da nossa mente.

Não é o número de neurônios ou uma característica mágica dentro de nossa massa cinzenta que torna a vida mais instigante, inspiradora ou bem-sucedida. Todos os dias nos submetemos à explosão de atividade elétrica e química que caracteriza o ambiente cerebral. Agimos como líderes, inventores, professores e usuários do cérebro, tudo ao mesmo tempo.

Como líder, eu transmito ordens diárias ao meu cérebro. Como inventor, eu crio dentro dele caminhos e conexões que não existiam. Como professor, ensino meu cérebro a aprender novas habilidades. Como usuário, eu sou responsável por mantê-lo em boas condições de funcionamento.

Cérebro básico

Não me comportei hoje de maneira muito diferente da de ontem. Sou uma pessoa metódica. Não estimulo minha mente com novas atividades com muita frequência. Gosto de familiaridade. É a maneira mais confortável de viver. Para ser honesto, existe uma tediosa repetição em casa, no trabalho e em meus relacionamentos.

Supercérebro

Vejo cada dia como um mundo novo. Presto atenção para não adquirir maus hábitos, e se eu crio algum, posso abandoná-lo com facilidade. Gosto de improvisar. Detesto o tédio, que para mim significa repetição. Procuro novidades em muitas áreas da minha vida.

Entenda como o funcionamento do cérebro está nas mãos de cada um? Da escolha que se faz todos os dias, em atividade seu cérebro básico ou seu supercérebro.

Por que estou lhe falando tudo isso?

Porque se você quer ter sucesso, precisa entender como funciona sua mente e o Universo, como eles se correlacionam, pois afinal somos TODOS PARTE DE UM E ESTAMOS INTERLIGADOS, como um grande sistema. Imagine o corpo humano, quando temos problema em qualquer órgão, impacta em todo funcionamento do todo certo? É bem por aí…

Como a mente se relaciona com o cérebro:

  • o processo sempre envolve ciclos de feedback.
  • esses ciclos de feedback são inteligentes e adaptáveis;
  • usamos o cérebro para evoluir e nos desenvolver, guiados por nossas intenções;
  • a reflexão nos empurra em direção a um território desconhecido;
  • muitas e diversas áreas do cérebro são coordenadas simultaneamente;
  • a mente, não o cérebro, é a fonte da consciência (não são a mesma coisa).

Pesquise, busque entender como funciona esta relação entre sua mente, sua vontade, seus sentimentos, o Universo, o Todo.

Limpe-se de sentimentos como: ódio, rancor, mágoas, vitimismo e de todas as crenças que você ainda tem e que o limitam em ser quem você foi CRIADO PARA SER!

Todos nascemos para ser felizes! Todos somos um!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: liakoltyrina/123RF Imagens.



Deixe seu comentário