Desenvolvimento PessoalFelicidadeO Segredo

Por que chorar é saudável & necessário para o crescimento pessoal

por que chorar é saudável

Você sabia que os seres humanos não são os únicos animais que sentem tristeza? Quase todos os animais expressam tristeza, depressão e solidão de sua própria maneira. Na verdade, quase todos os mamíferos lamentam a perda de sua prole. Mas o ser humano é o único animal ensinado a domar ou reprimir sua autoexpressão. As meninas são ensinadas a pararem de ser tão “sensíveis”, e os meninos são orientados a “ser um homem” e endurecerem. Meninos são ensinados que muito choro significa que são maricas, e as meninas são ensinadas que chorar demais as deixam loucas.



Não nos é dito que o choro é realmente essencial e algo que devemos fazer mais, se sentirmos que é o que precisamos fazer para nos expressarmos. Nós desenvolvemos resistência ao choro, o que provoca a supressão emocional, que provoca complicações psicológicas e físicas. Nós reprimimos nossas emoções e esperamos que elas cuidem de si, quando a cura para os nossos problemas às vezes é tão simples como senti-los profundamente por um momento.

Ao contrário do que é dito pela sociedade, o choro é, na verdade, a saúde e deve vir tão naturalmente a nós como os sorrisos, se é o que sentimos no momento. Aqui estão algumas razões pelas quais o choro é necessário para a cura e crescimento pessoal:

1. Limpa o seu campo de energia


O choro é para o seu campo de energia como o banho é para o seu corpo. Ele libera a construção de emoções e sentimentos, e recebe energia movendo-se através de seus chakras da maneira que a natureza pretende. Seu corpo não é estúpido. Ele sabe o que precisa sentir e quando sentir. É só uma questão de dar-se permissão para sentir o que sente e acabar com qualquer condicionamento que o está impedindo de se abrir para suas próprias emoções.

Se você sentir tensão em seu campo de energia, geralmente é por causa de emoções reprimidas e você está se segurando em algo. Para totalmente deixar ir, você não pode simplesmente deixar ir em sua mente. Você também tem que deixar ir em seu campo de energia, e faz isso interrompendo o hábito de resistir a vulnerabilidade e segurar as lágrimas.


2. Permite que mais chegue


Quando você se permite ver além de sua raiva e dor, vai perceber que só está com raiva porque está com dor ou medo de sentir dor novamente. Quando você percebe que está com dor, vai começar a chorar e começar a descobrir o porquê.

O que começa com você chorando ao ver seu namorado conversando com outra garota, acaba por ser você chorando sobre o sentimento de rejeição por todas as figuras masculinas em sua vida e como tem medo de não ser aceita por homens. E chorar sobre isso faz você perceber que realmente deseja que seu pai fosse até você, e te faz perceber que não se sentiria tão insegura em seu relacionamento se reparasse seu relacionamento com seu pai. Quanto mais você chora, mais coisas surgem de sua mente subconsciente.


3. Previne graves problemas de saúde


Supressão de emoções pode levar a problemas graves de saúde. Bioenergética é a ciência das emoções pessoais e questões psicológicas que vão para o corpo e ficam armazenadas em forma de doenças e dores. Por exemplo, se você tem um sistema de defesa que transforma a dor em raiva e fica armazenada em você como raiva, você está literalmente envenenando o seu corpo com a quantidade de hormônios de estresse liberados. 90% de todas as doenças são causadas ou agravadas pelo estresse no corpo, e enterrar emoções provoca hormônios como o estresse, a adrenalina, e cortisol sendo produzidos no corpo.

O choro é uma forma de liberação fisiológica. É a forma como o corpo é projetado para lidar e processar emoções, e quando forçamos nossos corpos contra suas reações naturais, ele sempre vai causar complicações dentro do corpo. É quase como tentar forçar-se a não suar porque lhe foi dito que a transpiração é para “maricas”. O mesmo pode ser dito de lágrimas.

Eu tive que chorar recentemente sobre várias coisas, às vezes em público e, por vezes, na frente de membros da família que não me viram chorar antes. A parte de mim que é socialmente programada, queria esconder-se deles, mas se não podemos sequer nos sentir confortáveis sendo honestos em nossas palavras e formas de expressões com a forma como nos sentimos, então não vale a pena viver nessa sociedade. Não se sinta envergonhado, louco, ou estranho por chorar por qualquer motivo. As razões para as suas lágrimas serão sempre mais válidas do que razões para segurá-las.

 


___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Spirit Science


Pelo direito de fechar a porta

Artigo Anterior

Por que nos apaixonamos por uma e não por outra pessoa?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.