Por que fazer da meditação uma rotina?

3min. de leitura

Sim, eu sei, meditar todos os dias, para quem ainda não medita, soa um pouco exagerado. Não é mesmo?



A boa notícia é que, assim como tudo em nossa vida, a meditação passa a ser um hábito, quando praticada de forma consistente.

Para adquirirmos um novo hábito, basta praticarmos aquilo que desejamos adotar em nosso cotidiano, por 21 dias. E, se quisermos que esse hábito se torne um estilo de vida, então o praticamos por 90 dias. E a meditação pode ter o tempo que você achar necessário. Não precisa meditar por longas horas, nem no alto de uma montanha. Eu não faço isso e acho que você não vai fazer.

Um passo de cada vez…

Minha dica é que você comece por cinco minutos, sentado em uma cadeira, depois a gente aprofunda outras formas, como se sentar no chão, em Siddhasana, usando jñana mudra. Depois de uma semana, tente acrescentar mais cinco minutos e veja como se sente.


Você já deve ter encontrado muitas técnicas e formas para começar a meditar mas, se por algum motivo você parou e desistiu, respire fundo e comece devagar. Comece pequeno, cinco minutos por dia, em uma cadeira. Tudo começa assim, um passo de cada vez.

Conforme os dias forem passando, você começará a notar os efeitos de uma meditação. E acredite que até as pessoas ao seu redor os notarão. Os efeitos são inúmeros e benéficos ao nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual.

Confira abaixo os motivos listados por mim para que você medite todos os dias:


  • Potencialização da criatividade.
  • Aumento de concentração.
  • Redução do estresse em geral.
  • Aumento de clareza mental.
  • Controle da ansiedade.
  • Alívio de sintomas de dores crônicas.
  • Aumento do nível atual de consciência.
  • Redução de dores de cabeça e enxaqueca.
  • Alívio de sintomas de depressão e ataques de pânico.
  • Diminuição do estresse causado pelo esgotamento relacionado ao trabalho (burnout).
  • Torna-se uma pessoa mais paciente.
  • Sensação de bem-estar.
  • Aliado para quem busca uma tranquila noite de sono.
  • Auxilia nos padrões de comportamentos negativos.
  • Pode ser feito em qualquer hora e lugar.
  • Aumento da motivação interna.
  • Evolução da atividade cerebral.
  • Reaprendemos a respirar.
  • Desenvolve a autoaceitação.
  • Desenvolve amor incondicional.

Existem muitas outras razões pelas quais podemos adotar a meditação como uma prática diária. Você conhece mais alguma? Conte-nos nos comentários!

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Dean Drobot/123RF Imagens.

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