Relacionamentos

Por que homens mais jovens costumam preferir mulheres mais velhas; a psicologia explica

capapor que homens mais jovens costumam preferir mulheres mais velhas a psicologia
Comente!

Alguns fatores psicológicos podem estar por trás dessa tendência. Entenda melhor!

Embora para muitas pessoas o “normal” quando se trata de relacionamentos é estarmos com pessoas com faixas etárias similares as nossas, seja por uma questão de maturidade ou objetivos de vida, na prática todos conhecemos pelo menos mais de um casal cujas idades são significativamente diferentes.

Deixando muito claro que o que realmente importa para eles não é a idade dos parceiros, mas vínculo que os une, esses casais se mostram com autenticidade e ajudam a derrubar diversos estereótipos de relacionamentos.

Um grande número desses casais é compostos por homens muito mais novos do que as suas companheiras, o que pode gerar diversos boatos, inclusive o de que eles estão em busca de uma mãe, e não de uma parceira.

Mesmo com muitas fofocas, a realidade é que esses relacionamentos continuam a prosperar, e existem algumas razões para isso.

Um artigo do Psychologic Today, que consultou diversos sites e estudos, elencou algumas delas, que te contaremos logo abaixo.

Conforme mencionado neste artigo, o site Today fez uma produção de conteúdo que indicava algumas razões expressas pelas quais os homens mais novos muitas vezes preferem companheiras mais velhas. Os homens entrevistados por eles citaram como motivos de sua preferência a autoconfiança, conversas inteligentes e independência.

Alguns deles também citaram que obterem a atenção de uma mulher mais velha aumentou seu próprio nível de confiança e autoestima. Outros pontuaram que as mulheres mais velhas têm mais experiência de vida, estabilidade emocional, embasamento e podem contribuir com suas vidas oferecendo honestidade e perspectivas amplas sobre as coisas.

No entanto, até onde pode ir essa diferença de idade?

O artigo do Psychologic Today menciona uma pesquisa conduzida pela professora de psicologia Gloria Cowan, que descobriu que relacionamentos onde as mulheres são mais velhas do que os homens tinham um menor potencial de ob​​terem sucesso do que vínculos sem diferença de idade.

Para chegar a essa conclusão, Cowan examinou a percepção de relacionamentos com discrepância de idade entre adultos e adolescentes.

No entanto, quando a diferença de idade era menos severa, o julgamento dos entrevistados era mais leve. Cowan descobriu que tanto os homens quanto os adolescentes do sexo masculino, em contraste com as mulheres, não tinham tanto pessimismo ao julgar relações em que os parceiros tinham 7 anos de diferença de idade.

Nesse contexto, qual é a diferença de idade ideal? Um homem ouvido pelo Today, que teve a experiência de se relacionar com uma mulher mais nova e não gostou, opinou que namorar uma mulher apenas 5 anos mais velha que ele era insuficiente para criar a “maturidade emocional e profundidade” que ele procurava.

Por isso, preferia que suas parceiros fossem uma década mais velhas, justificando que essas mulheres são mais autoconfiantes e lhe proporcionam maiores oportunidades de crescimento.

Como se dão essas relações

Muitos podem pensar que as mulheres mais velhas têm a tendência de dominar os seus relacionamentos, mas algumas evidências mostram o contrário. O artigo do Psychologic Today mencionou uma pesquisa realizada pela pesquisadora Milaine Alarie, que revelou que, diferentemente do estereótipo, poucas mulheres se consideravam “sedutoras”, perseguindo homens mais jovens que estavam “esperando passivamente para serem cortejadas”.

Alarie conduziu sua pesquisa usando dados de 55 entrevistas com mulheres de 30 a 60 anos que namoram homens mais jovens. Ela descobriu que essas mulheres eram mais propensas a desempenharem um papel passivo na formação do relacionamento quando tinham mais de 40 anos do que aos 30.

O amor verdadeiro é atemporal

Um estudo realizado por Brian Collisson e Luciana Ponce De Leon em 2018, explorando os preconceitos em relações românticas de pessoas com idades muito diferentes. As pesquisas reconheceram que, de acordo com a teoria evolucionista, é esperado que as mulheres mais jovens optem por homens ligeiramente mais velhos e vice-versa, para maximizar a aptidão reprodutiva e obtenção de recursos.

Além disso, as pesquisaras pontuaram que as relações atípicas com maiores diferenças de idade, particularmente nos casos em que a mulher é a parceira mais velha, são percebidas como violando essas preferências. No entanto, a realidade é que muitos homens preferem as companheiras mais experiências porque podem sentir nelas um maior senso de igualdade relacional.

Comente!

Ela descobriu que os pais biológicos de sua filha adotiva eram sem-teto e os levou para morar com ela

Artigo Anterior

Idosa vai arrancar um siso e morre em clínica odontológica em BH

Próximo artigo