Porque ir à praia é bom para a mente, corpo e alma:

4min. de leitura

Não sei quanto a você, mas para mim, ir à praia, rejuvenesce-me completamente.

Não é apenas sobre bebidas com frutas e corpos de praia, existem razões legítimas, porque ir à praia é bom para nossas mentes, nossos corpos e nossas almas.



O oceano é bom para nossa mente, estamos ligados à água desde o início da vida.

Até que tomamos nosso primeiro sopro de ar, estamos imersos no fluido da placenta. Bebês recém-nascidos são 75% água e à medida que envelhecemos nossa porcentagem de água reduz para apenas 60%.

Nosso cérebro, no entanto, ainda é 75% água e nossos ossos são em 31%. Nossos cérebros reagem a água de uma forma positiva porque nossos ancestrais saíram da água e evoluíram da natação para rastejar e então caminhar.


Os fetos humanos ainda possuem estruturas como ‘rachaduras’ em seus estágios iniciais de desenvolvimento e a água em nossas células é comparável à encontrada no mar.

Esta ligação biológica à água – Nichols disse CBS News – desencadeia uma resposta imediata em nossos cérebros. Quando você vê ou ouve o oceano, ele diz “você está no lugar certo.”

O oceano é bom para seu corpo e a água salgada é realmente ótima para sua pele e cabelo. Sempre que vou à praia, o meu cabelo ganha mais volume, e é pelos efeitos da água e ar salgados.


Imersão em água salgada também cura articulações e músculos. O oceano cura pequenos cortes e arranhões. A areia irá esfoliar a pele e dará um efeito duradouro por dias.

O oceano é bom para a alma e a maioria de nós sabe a sensação de calma que temos quando estamos, dentro ou apenas perto da água. “Isto é o tipo de coisa que você quer, quando se está no meio de uma semana estressante,” disse Nichols, “Você só quer apertar o grande botão azul de reset e escapar” .

A imaginação indica que a proximidade da água inunda o cérebro com bons hormônios como a dopamina e oxitocina.Os níveis de hormônio do estresse cortisol caem. Os cientistas também descobriram que o cérebro prefere a cor azul, acima de todas as outras e a água aumenta a nossa capacidade de foco. “Nossa resposta à água é profunda”, disse Nichols. “É humano, é sobre a vida e é sobre sobrevivência.” “Então, quando você vê a água, quando você a ouve, ela aciona uma resposta em seu cérebro de que você está no lugar certo”.

Do rafting ao caiaque e ao surf, a terapia da água é cada vez mais usada para tratar uma variedade de doenças, incluindo para soldados veteranos feridos que sofrem de efeitos pós-traumáticos, estresse e depressão.


Direitos autorais da imagem de capa: haveseen / 123RF Imagens

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: I Heart Intelligence

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 05/06/2017 às 15:19






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.