publicidade

Por que precisamos ser mais positivos:

Todos nós recebemos o Conselho bem-intencionado para “sermos positivos”. Quanto maior o desafio, maior é a pressão para manter certo equilíbrio emocional.



É difícil encontrar a motivação para se concentrar no positivo quando a positividade parece ser nada mais do que um desejo.

Manter a positividade é um desafio diário que requer foco e atenção. Você deve ser intencional sobre a permanência positiva, se você quiser superar a tendência do cérebro para se concentrar em ameaças,  fazendo-nos pensar no pior cenário possível e sermos pessimistas.

Positividade e a sua saúde

O pessimismo pode ser prejudicial para a sua saúde. Inúmeros estudos demonstram que os otimistas são fisicamente e psicologicamente mais saudáveis do que os pessimistas.


Martin Seligman na Universidade da Pensilvânia realizou uma extensa pesquisa sobre o tema. Seligman trabalhou com pesquisadores da Universidade de Michigan em um estudo que acompanhou pessoas de 25 a 65 anos para ver como seus níveis de pessimismo ou otimismo influenciavam sua saúde.

Os pesquisadores descobriram que a saúde dos pessimistas deteriorou-se muito mais rapidamente, à medida que envelheciam.

Aqui estão três atitudes que podem nos manter positivos:

1. Separar os fatos da ficção

O primeiro passo para aprender a se concentrar no positivo requer saber como parar as conversas negativas dentro de nossas mentes. Quanto mais você rumina pensamentos negativos, mais poder você dá a eles. A maioria dos nossos pensamentos negativos são apenas isso, pensamentos, não fatos.


Quando você se encontra acreditando nas coisas negativas e pessimistas que sua voz interior diz, é hora de parar. Literalmente pare o que você está fazendo e anote o que você está pensando. Uma vez que você tomou um momento para abrandar o impulso negativo de seus pensamentos, você será mais racional e poderá avaliar o porquê de aquilo não ser verdade.

Lembre-se de que quando você imaginar que não consegue ou não é suficiente, estes pensamentos são o seu cérebro exagerando sobre a gravidade de um evento. Identificar e separe os fatos da imaginação para escapar do ciclo de negatividade e poder partir para uma nova perspectiva positiva.


2. Identificar pontos positivos

Ajude seu cérebro a aprender o que você o quer, focalizando sobre o positivo.

Isso virá naturalmente depois de alguma prática, mas primeiro você tem que dar ao seu cérebro errante um pouco de ajuda conscientemente selecionando algo positivo para pensar. Qualquer pensamento positivo vai  reorientar a atenção do seu cérebro. Quando as coisas estão indo bem e seu humor é bom, isso é relativamente fácil. Quando as coisas estão indo mal, e sua mente está inundada com pensamentos negativos, isso pode ser um desafio. Nestes momentos, pense no seu dia e identifique uma coisa positiva que aconteceu, não importa quão pequena. Se você não pode pensar em algo do dia atual, reflita sobre o dia anterior ou até mesmo a semana anterior


3. Cultivar uma atitude de gratidão

Tome um tempo para contemplar todas as coisas pelas quais você é grato! Este simples hábito pode reduzir os hormônios do estresse em 23%. Em uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, foi descoberto que as pessoas que trabalhavam diariamente para cultivar uma atitude de gratidão puderam sentir uma melhora no humor geral, mais energia e substancialmente menos ansiedade devido a níveis mais baixos de cortisol.

Você cultiva uma atitude de gratidão, tomando um tempinho todos os dias para se concentrar no positivo. Toda vez que você vivenciar pensamentos negativos ou pessimistas, use isso como uma sugestão para mudar de direção e pensar em algo melhor para você. Com o tempo, a atitude positiva tornará um modo de vida.


Resumindo tudo

Estas dicas são poderosas porque treinam seu cérebro para ter um foco positivo. Elas quebram velhos hábitos se você se forçar a usá-las. Dada a tendência natural da mente para vaguear em direção a pensamentos negativos, todos nós podemos nos beneficiar com a positividade.

Como você se mantém positivo? Por favor, compartilhe seus pensamentos na seção de comentários abaixo!

__________

Traduzido pela equipe de  O Segredo  – Fonte: Good Men Project

Direitos autorais da imagem de capa: luckybusiness / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.