ColunistasComportamento

Por que procrastinamos?

POR QUE PROCRASTINAMOS capa e dentro

Procrastinar, segundo o dicionário Aurélio significa deixar para depois, adiar.



Procrastinação é a ponte entre a intenção e ação. Deu para compreender? Não? Deixa que eu te explique melhor.

Procrastinação é o desejo/necessidade de se realizar algo que acabamos deixando para depois.

Muitas vezes nós procrastinamos, com desculpa da “perfeição” já é sabido que a tal perfeição não existe, visto que a perfeição é uma espécie de ponto de vista, então para os procrastinadores de plantão tidos como perfeccionista fica a dica: Melhor feito que perfeito.


Nós procrastinamos também com a desculpa da famosa preguiça, isto mesmo a preguiça.

Sabe aquela desculpinha: Ah, deixa que depois eu faço ou mais tarde eu realizo porque agora estou cansada, tenho trabalhado demais e etc.

Às vezes é agendar um médico e daí deixou para amanhã, quer vira semana que vem eu agendo, quando se dá conta já se passou um ano e ainda não marcou a consulta.

Ah, sabe aquela desculpa da segunda feira: Vou começar a dieta na segunda feira, na segunda feira eu começo a fazer uma atividade física e muitas outras desculpinhas que nós contamos para nós mesmo.


Todas estas desculpinhas e muitas outras que damos até então tidas como inofensivas, fazem com que o nosso cérebro (que é um músculo) se atrofie e acaba acostumando este fato, ou seja, sempre o depois e isto dá permissão para que ele boicote daí toda vezes que você se propõe a realizar algo que ele não está acostumado, ele manda um sinalzinho de alerta, sabe aquela voz interna te dizendo que você precisa não precisa realizar atividade física porque está lhe causando diversas dores no corpo é ele mesmo querendo te sabotar.

A procrastinação nada mais é do que deixar para depois ou se autossabotar, isto mesmo, a gente se sabota.

Nós fazemos com que o nosso cérebro não entenda o que ele tem que realizar, todas as vezes que você vai fazer algo e acaba procrastinando você está dando permissão para que o seu cérebro te sabote, fazendo com que ele domine nossas decisões.

Como deixar de sabotar???


Primeiro passo: nosso cérebro tem 10 segundos para nos boicotar, então todas as vezes que você se propor a fazer algo, você tem 10 segundos para agir.

Exemplo: Pensou em ir para academia, ok vá agora trocar de roupa e ir para academia, não permita que o cérebro diga: Nossa, mas você não dormiu direito.

Segundo passo: se comprometeu em realizar algo, faça até o final. Isto faz com que seu cérebro (aprenda a realizar as coisas, a cumprir os prazos e acaba se acostumando a cumprir suas tarefas) com a sensação de finalização e não te interrompa no meio.

Terceiro passo: Coloque as três principais coisas que você precisa realizar e vem procrastinando (deixando para depois). Coloque agora (rsrsrs) e se comprometa a realiza-las até o final de semana.


Tudo isto são hábitos que devem ser adquiridos para combater a procrastinação, comece hoje mesmo a se comprometer com o seu sucesso e com suas ações.

Garanto para você que se perde muito sendo procrastinador, sabe aquela sensação de frustração por não ter realizado o que foi comprometido ou então aquela bronca por ter deixado aquele trabalho para última hora e se sentir sobrecarregado ela pode ser a causa da procrastinação.

Uau!! Eu venci a procrastinação e consegui terminar este texto. rsrsrs

Joyce Barbosa


Pare de sofrer!

Artigo Anterior

Transformação e limites…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.