publicidade

Por que repetimos os mesmos comportamentos?

Por que repetimos os mesmos comportamentos? Por que pensamos termos aprendido com uma lição, mas quando menos esperamos, nos encontramos de volta em uma situação muito parecida? Novamente com o mesmo tipo de chefe, com o mesmo perfil de parceiro no relacionamento, mesmos gastos desnecessários?



Porque não nos observamos. Não estamos atentos, conscientes e conectados com nossas ações, nossos pensamentos e emoções. Ligamos o piloto automático e assim permanecemos durante o dia e, muito mais do que isso, durante a vida.

POR QUE REPETIMOS - FOTO DE CAPA E FOTO 01

Quando um padrão comportamental se repete de forma sequencial e frequente, a primeira coisa a se fazer é observar o que te fez chegar novamente a uma situação semelhante. Sempre que isso acontece, um dos fatores principais é o ganho secundário, a intenção positiva que temos e é por isso também que tentamos sair de uma situação nociva, mas não conseguimos. Porque embora estejamos infelizes e insatisfeitos, existe um ganho, por mais difícil que possa ser imaginar, por mais que você não acredite, sempre existe um ganho.


Ao diagnosticar que ganho é esse, a intenção não é simplesmente eliminar o comportamento que te faz mal porque ele te traz esse ganho e se ele é forte o suficiente para te fazer repetir o comportamento ou te impede de sair de uma situação extremamente maléfica, é porque é um valor para você.

POR QUE REPETIMOS - FOTO 02

Valor é aquilo que temos como verdade, algo que molda nosso caráter, algo que é maior do que nós. Por isso, quando descobrir que ganho é, analise uma forma de mantê-lo mas utilizando outros caminhos para isso, outros recursos.


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.