ColunistasReflexão

“por que tanta pressa se a beleza está no percurso?”

Por que tanta pressa

Sei o quão clichê isso soa, mas é verdade que a beleza está no percurso também, não apenas na chegada. Não vale a pena sair correndo atrás de algo desesperadamente, fechando os olhos e os sentidos para tudo o mais que está ao redor.



Com muita facilidade, caímos no chamado 8 ou 80. Ou eu faço tudo, ou então nem vale a pena começar, e aí já não faço nada. Eu pensava que para alcançar objetivos e concretizar sonhos, era importante estar 100% focado e investindo naquilo.

Hoje, já sinto que estar com 100% de energia investida em uma única coisa causa tensão, desgaste e claro, muita frustração. Tenho repensado muito sobre o estilo de vida de fazer, fazer e fazer, jamais parar, correr sempre.

Sei o quão clichê isso soa, mas é verdade que a beleza está no percurso também, não apenas na chegada. Não vale a pena sair correndo atrás de algo desesperadamente, fechando os olhos e os sentidos para tudo o mais que está ao redor.


Hoje, já sinto que a beleza de alcançar um sonho também está em descansar durante o caminho. É, pode ser que isso leve mais tempo. Mas traz mais presença, mais vida.

Talvez não valha a pena estar obcecado com um objetivo, esquecendo da sensação gostosa de assistir a um filme embaixo da coberta, de passar tempo com pessoas queridas, de contemplar a preciosa natureza, de deitar na rede, sem objetivo específico, de dormir tranquilamente, de acordar tarde em um dia de chuva, de fazer uma massagem relaxante, quem sabe.

Você nunca mais vai ser tão jovem quanto é agora. Talvez você acredite que só vai poder parar e curtir quando tiver aquela tão sonhada casa. Mas, talvez, quando isso acontecer, você já não vai ter a saúde que tem agora. Ou talvez seus pais já tenham partido. Ou você vai ter se habituado tanto em correr que vai ter desaprendido como parar e simplesmente estar presente.

Sempre haverá uma vozinha dizendo “não, mas agora não é a hora, não posso parar”. Mas isso é muito mais uma crença do que um fato. Sempre existe uma forma de aproveitar mais o agora, o mundo não vai acabar, se você deixar algumas coisas mais para médio ou longo prazo.


Então, como é possível parar um pouco mais e curtir mais o agora?


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: wavebreakmediamicro / 123RF Imagens


Seja quem você realmente é. Ninguém consegue agradar a todos, de qualquer maneira

Artigo Anterior

Coloque seus sonhos nas mãos de Deus, mas lembre-se: ele atua no impossível, o possível é com você!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.