ColunistasFelicidade

Por que você acha que não é feliz?

Por que você acha que não é feliz

Por que não sou feliz? Por que você acha que não é feliz? O que acha que é preciso para ser feliz? Que pessoas precisa ter ao seu lado para ser feliz? Que coisas precisa ter para ser feliz? Que situações ou circunstâncias precisam acontecer para que você seja feliz?



Tem gente que nunca vai ser feliz. Não vai ser feliz pois nunca vai se satisfazer com as pessoas que tem ao redor de si, e coloca a sua felicidade na mãos dessas pessoas.

Tem gente que vai flutuar entre o tédio e a falta de paciência. Tem gente que pode, e vai, comprar tudo o que deseja e, mesmo assim, não vai se sentir feliz plenamente. Tem gente que vai sempre achar que a vida que tem nunca é a ideal, nem é suficiente. Vai pensar sempre que podia viver em outro lugar, ter outro emprego, ter nascido em outra família ou ter feito isto ou aquilo que ficou lá atrás, e já é sabido que não se pode voltar no tempo. E fica nessa roda da qual não sai e também, de fato, não quer sair. Afinal, daí teria que mudar e, de repente, ser feliz!

Até aprendermos que não é bem assim, e isso acontece com todos pelo menos em algum momento da vida, procuramos a felicidade em tudo e em todos.


Buscamos a felicidade nas sensações mais suaves e nas mais extremas. Traçamos objetivos impossíveis de serem alcançados. Perdemos mais tempo planejando e depois resmungando, do que ocupados em situações concretas que nos encaminhem rumo à felicidade.

A felicidade é quando aprendemos que podemos usar as coisas. Mas não as pessoas.

A felicidade só é encontrada quando aprendemos a aceitar o que é bom, não perdendo tempo com o que não nos deixa dormir, e determinando limites. Nem tudo nos convém e nem tudo que nos pedem, devemos atender.

Honra a tua existência e proteja-se internamente, mudando de dentro para fora, vivendo cada momento intensamente. Sem reservas. Entendendo que tudo tem o seu tempo certo.


Podemos ser, ter e fazer tudo o que queremos. Mas não busque alcançar tudo de uma vez só. Estabeleça pequenas metas e corresponda com o esforço adequado. Quando cair, lembre-se que cair é mais fácil do que voar.  Logo, é normal ir ao chão. Mas que isso não seja desculpa para não experimentar voar.

Quando estiver lá em cima, nunca esqueça de que já esteve lá embaixo. Não se ache superior. Ao invés disso, considere ajudar os outros a também alcançarem os seus objetivos e buscarem algo semelhante ao que você é hoje. Mas não queira impor a sua felicidade aos outros. Eu não suporto quando me fazem isso. Você vai encontrar muitas boas pessoas que, no intuito de quererem ajudar, acabam nos impondo o seu modelo de vida e a sua estrada para a felicidade.  E isso só tem um resultado: infelicidade. Para você e para o outro.

Seja sincero consigo próprio e, de alguma forma, mostre isso às pessoas para que elas também aprendam a lhe estender a mão, mas não levá-las consigo.

Podemos nos apoiar mesmo em caminhos diferentes. Pergunte: “o que posso fazer para o ajudar?”.


A felicidade acontece para quem aprende a ser a pessoa que se sente feliz, antes de ser feliz. Não sei se me fiz entender. A felicidade acontece para quem aprende a ser a pessoa merecedora, que é aquela que entende que a felicidade não leva embora os dias de chuva nem os momentos tristes ou as derrotas. É a pessoa que aprende a proporcionar felicidade para aqueles que estão ao seu lado. E não importa se as pessoas que estão ao seu lado são gratas por isso ou são temporárias em nossas vidas. Lembre-se: tudo está em contínuo movimento.

Portanto, abrace o dia que está vivendo hoje. Pare para apreciar as pequenas alegrias que estão acontecendo agora. A felicidade não está além de onde estamos. A felicidade é agora e está aí com você. Nesse momento. Não espere para ser feliz só quando encontrar a pessoa certa, a situação certa ou aquilo que deseja.

Seja feliz de dentro para fora, com sabedoria, e aprenda a escutar, principalmente, aos seus pensamentos. Tudo o que você precisa está aí. Vamos lá, respire fundo e vá em frente!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / zinkevych


O seu lugar ao sol é um lugar de alegria e prosperidade sem fim…

Artigo Anterior

Despedidas também são presentes

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.