9min. de leitura

Por que você não deveria pedir conselhos a (quase) ninguém

A maioria das pessoas não pode ajudá-lo!

“O conselho é uma coisa que é dada gratuitamente, mas observe que você leva apenas o que lhe convém, o que vale a pena. Aquele que usa conselhos de quem é inexperiente em tais assuntos  sobre suas economias, pagará com suas economias para provar a falsidade de suas opiniões “.” – Livro: O homem mais rico da Babilônia


A maioria das pessoas que você conhece não tem idéia de como alcançar os objetivos que você possui.

Porém,  isso não impede que as pessoas lhe deem conselhos. No entanto, de fato, a falta de conhecimento parece estimular as pessoas a dar ainda mais conselhos. A verdade é que a maioria das pessoas prefere se sentir importante, do que admitir que não sabe a resposta.

Eu vi muito isso quando me formei na faculdade. Todos queriam me dizer o que fazer com minha carreira e como fazer.

Mas, olhando para trás, praticamente todos esses conselheiros estavam presos no mesmo lugar de todos os outros. Muitos quebraram, endividado-se e se tornaram entediados com um péssimo trabalho.


O ex-editor chefe da revista SUCCESS Darren Hardy disse uma vez:

“Nunca peça conselhos a alguém com quem você não gostaria de trocar de lugar.”

Você não deve seguir o conselho de quase ninguém, porque poucas pessoas sabem como chegar onde você quer ir. Nunca tome conselhos de fontes que só podem oferecer informações medíocres.

“Os medíocres têm uma percepção muito estreita da realidade e, por sua vez, de suas vidas. Eles veem as coisas como são, não como podem ser. ”- Ryan Holiday


Na clássica parábola O homem mais rico da Babilônia , George S. Clason escreveu:

“Por que confiar no conhecimento de um fabricante de tijolos sobre joias? Você iria ao fabricante de pão para perguntar sobre as estrelas?

Não, pela minha túnica, você iria ao astrônomo, se tivesse poder para pensar. E da próxima vez, se você quiser conselhos sobre jóias, vá ao comerciante de jóias. Se você quer saber a verdade sobre ovelhas, vá até o pastor.”

Se você seguir o conselho de pessoas sem noção, você acabará como eles. O conselho tradicional e mediano leva a resultados medíocres.

Como Seth Godin uma dos pioneiros e o primeiro CEO de uma das primeira companhias de Marketing Digital,  disse certa vez:

“Existe uma diferença entre ‘média’ e ‘medíocre’? Não muito.”

É por isso que eu  só aceito conselhos de poucas pessoas. Não é que eu seja muito inteligente ou que já conheça tudo, pelo contrário. Preciso de toda a sabedoria que possa obter. Eu apenas escolho minhas fontes com cuidado. Eu normalmente só sigo a orientação daqueles que têm (ou sabem como conseguir) o que eu quero.

Se você quer uma vida extraordinária, seja extremamente seletivo com quem você procura conselhos e orientação.

Quanto mais seletivo você for, melhor será a sua formação. As vozes mais altas raramente oferecem a melhor sabedoria.

Pode ser tentador seguir com esses ensinamentos, onde muitos fazem, mas uma das lições que aprendi depois de ler os principais livros de finanças disponíveis foi que: se você seguir os conselhos tradicionais, obterá resultados médios (medíocres).

O mesmo vale para qualquer empreendimento. Na realidade, muitas vezes, são os indivíduos quietos e de fala mais suave que têm o conhecimento de que você precisa. Nas palavras do autor Mokokoma Mokhonoana:

“Quanto mais você sabe, menos fala. Quanto menos você fala, mais você sabe.”

Você segue a média dos conselhos do “senso comum”? Onde você está indo?

Você está confiante de que vai acabar em um lugar onde você quer estar e ser?

Quanto mais seletivo você for, melhor treinamento e conselhos você receberá.  Se você selecionar apenas uma ou duas das principais fontes de aconselhamento que você possa ter, começará automaticamente as melhores  buscar fontes.

Não absorva conselhos e instruções de inúmeras pessoas que só podem oferecer informações medianas e medíocres. Se você quiser um conselho melhor, seja seletivo. Afinal.. você pode dizer quando você está se movendo na direção certa.

Nas palavras de James Altucher, autor de vários best sellers:

“Todo mundo tem sua própria agenda. Todo mundo tem sua própria lista de histórias.

Você pode ouvir. Você pode arquivar a história. Você pode pensar sobre isso.

Todo mundo tem conselhos de investimento. Conselhos de saúde (Boa Forma). Conselhos dinheiro (“O Dinheiro!”). Conselhos de educação (“Harvard Business Review”). Conselhos de carreira (“Você S/A”), Etc.

Eles estão apenas contando seus sonhos.

Quando não tenho certeza se estou tomando uma boa decisão, costumo perguntar a muitas pessoas: “Estou tomando uma boa decisão?” Logo então, fico frustrado com as respostas deles.

Acontece que eu estava apenas perguntando,  porque eu queria a validação, ou melhor, a autorização para tomar a decisão que eu queria tomar. Eu nunca me importei com o conselho deles.

Meus próprios sonhos , meus desejos secretos, estão lá no fundo, desde que eu era um pequeno garoto. Pois eu posso dizer quando estou me movendo na direção certa. Eu tenho uma sensação no meu peito. Um calor e excitação. Não importa que conselho venha ser, esse calor e excitação é a coisa que eu ouço.”

Na maior parte do tempo, você pode achar que precisa de mais informações antes de seguir em frente com seu objetivo. Isso acontece comigo o tempo todo.

Mas a verdade é que, na maior parte do tempo, você não precisa de conselhos e sabedoria. Na maior parte do tempo, tudo o que você precisa fazer é dar outro pequeno passo.

Se você ainda não tem um mentor ou guia para ajudá-lo, tudo bem, você pode dizer quando está indo na direção certa, pois o conselho certo virá.

“Quando o aluno estiver pronto, o professor vai aparecer”, diz o velho provérbio.  Basta fazer o que você precisa fazer para seguir em frente. Seu instinto, sua intuição sabem o que fazer!

No fundo, além de todos os seus medos e preocupações, esperanças e sonhos, há um calor e uma emoção que sempre surgirão quando você dá um passo à frente na direção certa.

O problema é que esse sentimento é extremamente frágil e pode ser facilmente dominado pelo medo e pela ansiedade, disfarçando-se de “prudência” e senso comum.

Você sabe o que fazer. O Meu mantra é ” Pequeno progresso, todos os dias.”.

Hoje eu tenho alguns mentores, mas não todos que eu gostaria….”ainda”. Mas, à medida que avanço, encontro cada vez mais professores e guias.


Conclusão

A maioria das pessoas em sua vida não tem ideia de como chegar onde você quer ir.

Seja seletivo com o local onde você obtém suas informações. Confie em si mesmo. Em caso de dúvida, dê um passo à frente. Pequeno progresso, todos os dias.

Se você quer o que ninguém mais tem, você deve fazer o que ninguém mais faz. Procure os professores e os mentores certos. Para cada fonte, questione: Eles têm o que eu quero? Se sim, siga-os.


Direitos autorais da imagem de capa: unsplash – b7EXr6pqveQ





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.