Por que a aparência enjoa?!

As aparências são como nuvens, sempre passam. Podem ser nuvens claras ou escuras, mas sempre passam. Compreenda que dentro de você não é como a nuvem, e sim como o céu. As pessoas mais bonitas que eu conheço vestem-se de si mesmas…

Por isso eu já fui loira, morena, meio a meio, cabelo comprido, cabelo curto, gordinha e magrela, e já tive o corpo trabalhado na academia também; mudei de roupa, de gosto e de estilo. Já me olhei no espelho e me achei bonita, já me olhei no espelho e me achei a pessoa mais feia do mundo, já não aceitei minha barriga, meu busto, meu quadril e minha boca, já busquei referências da aparência de alguém, cheguei e disse: eu quero ficar assim, quero meu cabelo assim, quero a cor assim… e ouço sempre: “como você está bonita” ou “como você era mais bonita”, “você está mais magra, seu cabelo já foi melhor”…



Anos atrás fiz recorte de uma linda mulher de uma revista  e coloquei o meu rosto nela, ( foi trabalho da escola onde o tema  era: “como você queria ser?”). Eu queria que aquele tema fosse como você é.

Vejo que não aprendemos o real significado de uma beleza, a beleza é um encantamento de chegada, é uma senha, mas, após alguns segundos, ela pode se esvair no vento, desfigura-se ou transfigura-se a um pequeno movimento de um olhar ou de um articular das cordas vocais.

A sua aparência de anos atrás mudou e continuará a mudar todos os dias da sua vida. Somos, muitas vezes, uma imagem fabricada pela sociedade, para se ter admiração; parece ser mais sensato engrandecer a imagem em vez de nós mesmos, por dentro.

Porque dessa forma parece ser mais fácil chegar ao resultado final… o “valor”, pronunciando-se um punhado de asneiras… beleza parece sinônimo de perfeição, e por isso a saga por ela, às vezes, de tão devastadora, sufoca, prende, chega a doer na alma… e mata.


Que possamos tratar a nossa beleza com respeito, assim como a do próximo, pois o que pode ser bonito para você, pode não ser para o outro.

Nunca será algo ruim querer sempre o melhor para si, fisicamente ou não, cuidar-se, sentir-se bonito faz parte da nossa autorrealização que não é muito sólida, sempre queremos mais.

Isso, de fato, nos faz sempre mudar, movimentar, mas que seja para melhor, desde que para ficar “melhor” nisso ou naquilo você não se machuque, não se fira, não se  distancie do que você é por dentro, da sua essência.


Beleza é uma forma de gênio… diria mesmo que é mais sublime do que o gênio por não precisar de qualquer explicação. É um dos grandes fatos do mundo, como a luz do sol, a primavera ou o reflexo nas escuras águas dessa concha de prata a que chamamos lua. É inquestionável. Tem um direito de soberania divino.

Só as pessoas frívolas julgam pelas aparências. O verdadeiro mistério do mundo é o visível e não o invisível. – Oscar Wilde, in ‘O Retrato de Dorian Gray  

As aparências são como nuvens, sempre passam. Podem ser nuvens claras ou escuras, mas sempre passam. Compreenda que dentro de você não é como a nuvem, e sim como o céu. As pessoas mais bonitas que eu conheço vestem-se de si mesmas. Que possamos buscar em nossa “imagem” a coragem de ser quem somos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: comfostyle / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.