Porque as avós maternas são fundamentais para as crianças

3min. de leitura

Os avós são muito importantes para a organização de uma família, e principalmente no desenvolvimento das crianças, já que, ao mesmo tempo exercem um papel de autoridade e conciliador, de obediência e também de amor, transmitem valores essenciais para as vidas de seus netos.



As avós maternas, em especial, possuem um papel fundamental na vida de seus netos.

Ainda que as crianças não estejam próximas a elas ou as vejam com menos frequência, o fato é que elas transmitem um importante presente para os seus netos: o amor incondicional, que vem da parte mais profunda de seus corações.

Além disso, de acordo com estudos teóricos do ensaísta chileno, Alejandro Jodorowsky, elas também são fundamentais no campo da genética.

Para Alejandro Jodorowsky, não é difícil explicar a importância das avós maternas. Ele acredita que quando as mulheres engravidam de meninas, essa criança, mesmo antes de nascer, já tem os ovócitos (células femininas responsáveis pela reprodução) formados por toda a sua vida adulta. Os ovócitos carregam em si muita carga genética da mãe e da avó.


Segundo Alejandro, os benefícios não são exclusivos para as meninas, os filhos homens também carregam heranças das avós maternas em seu DNA.

Alejandro Jodorowsky diz que o DNA das avós maternas carregam mais do que apenas características físicas, também podem trazer consigo condições como doenças hereditárias, características de personalidade e também vivências de quando estava grávida de sua filha. Isso quer dizer que qualquer experiência que a avó tenha passado durante a sua gestação também influenciará as vidas de seus netos através dos genes.

Mais informações sobre os estudos do ensaísta sobre a genética podem ser encontradas em seu livro “Metagenealogía: arbol genealógico como arte, terapia y búsqueda del yo essencial”, ainda sem tradução para o português.


É importante ressaltar que este estudo não é 100% aceito pela ciência e nem tratado como verdade, mas ainda assim é uma leitura interessante.

Além do vínculo emocional profundo que temos com nossas avós, elas também podem estar conectadas conosco através do DNA. Mais uma comprovação de que as avós maternas são um grande presente em nossas vidas e que compartilham uma ligação única conosco.

Compartilhe este artigo com sua avó e mostre para ela o quanto é especial e sempre fará parte de sua vida!

 

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 30/12/2019 às 6:25






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.