Porque as avós maternas são fundamentais para as crianças

Os avós são muito importantes para a organização de uma família, e principalmente no desenvolvimento das crianças, já que ao mesmo tempo exercem um papel de autoridade e de conciliador, de obediência e também de amor e transmitem valores essenciais para as vidas de seus netos.

As avós maternas, em especial, possuem um papel fundamental na vida de seus netos. Ainda que as crianças não sejam próximas delas ou as vejam com menos frequência, o fato é que elas transmitem um importante presente para os seus netos, a carga genética.

Os estudos do ensaísta do chileno Alejandro Jodorowsky explicam essa relação e nos basearemos nele para explicar a importância das avós maternas nas vidas das crianças.

Porque as avós maternas são fundamentais para as crianças

As avós maternas são as maiores transmissoras, entre todos os avós, de carga genética para os netos. Sabendo que a genética pula uma geração, não é difícil que as crianças se pareçam mais com os avós do que com os próprios pais, seja fisicamente ou em condições particulares, como timbre de voz, costumes, e até mesmo problema com os ossos.

Para Alejandro Jodorowsky, não é difícil explicar a importância das avós maternas. Ele acredita que quando as mulheres engravidam de meninas, essa criança mesmo antes de nascer já tem os ovócitos (células femininas responsáveis pela reprodução) formados por toda a sua vida adulta. Os ovócitos carregam em si muita carga genética da mãe e da avó.

Mas os benefícios não são exclusivos para as meninas, os filhos homens também carregam heranças das avós maternas em seu DNA.

Alejandro Jodorowsky diz que o DNA das avós maternas carregam mais do que apenas características físicas, também podem trazer consigo condições como doenças hereditárias, características de personalidade e também vivências de quando estava grávida de sua filha. Isso quer dizer que qualquer experiência que a avó tenha passado durante a sua gestação também influenciará as vidas de seus netos através dos genes.

Além do vínculo emocional profundo que temos com nossas avós, elas também estão conectadas conosco através do DNA. Mais uma comprovação de que as avós maternas são um grande presente em nossas vidas e que compartilham uma ligação única conosco.

Você já sabia disso? Compartilhe este artigo com sua avó e mostre para ela o quanto é especial e sempre fará parte de sua vida!




Deixe seu comentário