4min. de leitura

Porque as pessoas precisam de tempo sozinhas para serem saudáveis, de acordo com pesquisadores

O tempo sozinho, por mais que seja evitado por muitas pessoas, pode ser fundamental para vivermos vidas felizes e saudáveis.

Muitos de nós relutam em ter esse tempo de privacidade, porque acreditam que isso é solidão, mas a realidade não é bem assim. A solidão é uma condição séria, em que a pessoa realmente não gosta da própria companhia, e por isso evita ao máximo o isolamento. Estar sozinho por um tempo é apenas um estado, algo normal.


Gostando ou não, o que dizem os pesquisadores é que todos nós precisamos de um pouco de reclusão para nos mantermos sãos e saudáveis.

Abaixo estão 3 razões pelas quais tempo sozinho é fundamental para nossa qualidade de vida.

1. Permite-nos refletir e encontrar novas oportunidades de recomeço

O mundo nos fornece diariamente uma quantidade de estresse e ansiedade suficiente para nos enlouquecer, se não reservarmos um tempo para nós mesmos em algum lugar tranquilo. Nossos cérebros precisam de paz para processar todas as informações que absorvem, além de que, podemos nos sentir mentalmente e fisicamente cansados de todas as relações sociais que temos que alimentar a todo momento.

Sherrie Bourg Carter, psicóloga e escritora, afirmou em um artigo postado no Psychology Today, que “estar sozinho sem distrações dá-lhe a oportunidade de limpar a mente, o foco e pensar com mais clareza. É uma oportunidade para revitalizar a mente e o corpo ao mesmo tempo “.


É importante eliminarmos todas as distrações para que possamos ter uma experiência verdadeira e benéfica, e não nos autossabotarmos com uma falsa concentração.


2. Ajuda a nos conectarmos mais profundamente com nós mesmos

A grande maioria das pessoas não possui uma conexão verdadeira consigo mesma, porque vive o padrão de pressa e superficialidade da sociedade atual.

Passamos todo o dia lidando com outras pessoas e contribuindo para satisfazer suas necessidades, e quando chegamos em casa estamos tão cansados e estressados que mal nos dedicamos a cuidar de nós mesmos como merecemos. Esse comportamento cria uma desconexão com nossos interiores, que com o tempo pode levar a condições mentais de saúde, é por isso que o tempo para si mesmo é fundamental.


Quando nos dedicamos em compreender melhor quem realmente somos, esclarecemos todos os problemas e dúvidas que nutrimos em nosso interior, e dessa maneira nos tornamos mais sábios e fortes. Também aumentamos nossa autoestima e amor-próprio, porque nos sentimos mais realizados em nossas vidas.


3. Permite-nos um momento para reflexão

A vida no modo automático com o tempo pode nos fazer perder de vista aquilo que realmente desejamos. No entanto, quando temos tempo sozinhos de qualidade, podemos nos centrar e reorganizar nossas rotinas.

Fazemos uma introspecção e definimos onde estamos e onde queremos estar, elaborando medidas de ação para continuarmos seguindo em frente. Mesmo que já estejamos bem, essa comunicação ajuda a nos mantermos sempre em cheque com nós mesmos.

Você dedica um tempo para estar sozinho consigo mesmo? Como isso influencia sua vida? Compartilhe suas experiências através dos comentários!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: johanjk / 123RF Banco de Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.