Porque definir um objetivo de vida te ajuda a dominar melhor as emoções:



Você tem algum objetivo bem definido para sua vida? Ou alguma meta que pretende atingir até o final deste ano?

Se você não tem, sugiro fortemente que comece a pensar em uma agora mesmo!

Se você não tem nenhuma aspiração para sua vida, não tem nenhum objetivo para alcançar, as chances são de você ter muito mais dificuldade para controlar suas emoções.

Sabe porque?

Basicamente por 2 motivos:

1. Quando temos um objetivo traçado, algo que queremos muito e diariamente tentamos fazer algo diferente para alcançá-lo, naturalmente, nós passamos a dar menos importância às coisas que não estão relacionadas a esse objetivo.

É como se o nosso cérebro focasse naquele objetivo e não deixasse nada que não está relacionado a ele nos atingir.

Só isso já faz com que nosso controle emocional aumente, significativamente.

Imagine que seu sonho e da sua família é fazer uma viagem ao exterior. Então, vocês resolveram guardar uma quantia X de dinheiro durante todo esse ano para o ano que vem poderem viajar durante 15 dias pela Europa.

Daí, um belo dia no seu trabalho, você se depara com um cliente extremamente chato, daqueles exigentes que pensam que são os donos do mundo, que reclamam por qualquer coisinha.

As chances são que você consiga lidar emocionalmente muito melhor com esse cliente do que se você não tivesse uma meta bem definida para o ano. Você consegue relevar muito mais as atitudes dele e manter sua compostura, pois sabe que se tiver um grande problema com ele, além de estar perdendo dinheiro, ele pode sair falando mal de você e você poderá perder também outros clientes.

Ao passo que, se você não tem objetivo nenhum, e com o que ganha consegue se manter razoavelmente bem, provavelmente você pensará:

– Não tenho que aturar clientes desse tipo. Não preciso. E o resultado será de que não fará esforço algum para controlar suas emoções. Provavelmente, entrará em conflito com ele e, além de deixar de ganhar dinheiro, ganhará uma grande propaganda negativa para o seu negócio.



Isso já seria o bastante para valer a pena ter um objetivo bem definido, mas ainda tem mais…


2. O segundo motivo é que, normalmente, quando temos um objetivo definido, nós costumamos compartilhá-lo com outras pessoas, esposa, marido, amigos, colegas de trabalho, e isso é muito bom…

…pois estudos recentes comprovam que com quanto mais pessoas nós compartilhamos nossos objetivos, maiores são as chances de os alcançar.

Porque quando falamos do nosso objetivo com alguém, nós não queremos aceitar a derrota, não queremos sentir a frustração de ter que dizer: não consegui!

Nós daremos o nosso melhor, tentaremos ao máximo provar a todos que fomos capazes, prometemos e cumprimos!

Isso fará com que você dê menos importância ao cansaço do dia a dia, aos pequenos problemas que surgem, você enfrentará situações de medo e ansiedade, sem procrastinar tanto, porque mais difícil do que lidar com essas situações, será lidar com a frustração de dizer aos seus familiares e amigos que você fracassou.

E aí, fez sentido pra você?

Então, se você pretende começar a lidar melhor com suas emoções, aconselho fortemente que comece pensando em um objetivo claro para sua vida, ou para esse ano, ou para os próximos 5 anos e assim que definir, compartilhe esse objetivo com seus familiares, amigos próximos, pessoas que você não quer decepcionar de jeito nenhum.

________

Direitos autorais da imagem de capa: javiindy / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.