ReflexãoRelacionamentos

Porque é muito melhor estar sozinho do que com alguém que faz você se sentir solitário:

Você não tem que estar sozinho para se sentir solitário.



A sabedoria popular nos fez acreditar que, quando fazemos parte de um casal, nunca nos sentimos solitários. Infelizmente, muitas pessoas descobrem que passar o tempo com a pessoa errada pode ser uma experiência miserável que leva a sentimentos de vazio e isolamento.

Se você está em um relacionamento com alguém que não é certo para você ou até mesmo abusa de você, o tempo gasto com essa pessoa não é a experiência enriquecedora e edificante que deveria ser. Em vez disso, você acaba prejudicando a si mesmo, censurando partes de sua personalidade e, geralmente, tornando-se menor em uma tentativa de incentivar a outra pessoa a sentir-se positiva sobre você.

Isso pode fazer-lhe ficar alienado, distante de si mesmo, o que resulta em sentimentos de enorme solidão. Se você esteve em uma situação como esta, pode se lembrar do momento em que se perguntou se o relacionamento realmente valeria o esforço.


Por que tomar a decisão de partir é tão angustiante

Tomar a decisão de deixar um relacionamento com alguém que faz você se sentir solitário pode ser muito difícil. Partir é um ato de imensa bravura. Embora possa parecer óbvio para as pessoas de fora que você é infeliz, elas podem não estar cientes dos fatores que tornam tão difícil partir.

porque-e-muito-melhor

Por exemplo, você pode ter compartilhado alguns bons momentos com esta pessoa no passado, ou pode se sentir inclinado a dar-lhe uma segunda (ou terceira) oportunidade para “ser justo.” Você também pode se agarrar a esperança de que um dia essa pessoa vai perceber como fez você se sentir e decidir mudar.



A decisão mais amorosa que você pode tomar para si mesmo

Por mais difícil que possa ser deixar um relacionamento para trás, quando você se colocar em primeiro lugar vai entender onde sua lealdade deve estar. Para ser absolutamente claro, a sua primeira prioridade deve ser o seu bem-estar mental e psicológico. Quando se trata de avaliar um relacionamento e decidir se deve ficar, trate-se com o mesmo cuidado que você iria mostrar um ente querido.

As pessoas podem e mudam, mas se alguém faz você se sentir solitário e triste em uma base contínua, você pode esperar mais do mesmo no futuro, caso decidir ficar. Por outro lado, libertar-se de uma situação ruim é um ato de amor-próprio que libertar você (e a outra pessoa) para buscar relações mutuamente benéficas.



A oportunidade de desfrutar de sua própria companhia é um dom

Quando você aprende a desfrutar da sua própria companhia, se torna verdadeiramente capacitado. Já não vai depender da aprovação de outras pessoas para sustentar a sua autoestima ou validar suas escolhas de vida. Sua fé no seu próprio julgamento vai crescer, e você virá a considerar a si mesmo como uma pessoa competente, capaz, com muito a oferecer ao mundo. Quando você passa tempo de qualidade consigo mesmo, é menos propenso a aceitar mau tratamento de outros no futuro, porque vai saber por experiência que estar sozinho é muito melhor do que estar com alguém que faz você se sentir vazio e inferior.

Se você recentemente saiu de um relacionamento que te fazia sentir-se sozinho, parabenize-se. Muitas pessoas têm medo de enfrentar a possibilidade de tempo sozinho, embora ele pode ser a cura. Quando você faz uma decisão consciente de estar sozinho, está colocando-se em primeiro lugar e reconhecendo que, por vezes, o passo mais saudável é gastar tempo conhecendo a si mesmo como pessoa. Isto te capacita para um futuro mais confiante com base no autoconhecimento saudável.


___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Life Hack

Ciência diz que se você está feliz em um relacionamento, o seu peso muda!

Artigo Anterior

Como dizer a alguém que já não o ama…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.