Porque rir é o melhor remédio para nossa saúde física e emocional

Desde crianças, ouvimos repetidamente as pessoas falarem que “rir é o melhor remédio”. Esta frase se tornou de certa forma um clichê para nós. No entanto, estão aparecendo evidências científicas comprovando essa afirmação.

O riso, além de melhorar nosso humor, também pode aliviar a dor, promovendo uma melhora na saúde. No entanto, alguns dos maiores benefícios trazidos por eles acontecem em nossas almas, pois nos ensinam a apreciar e celebrar o dom da vida.

Conheça abaixo 5 benefícios do riso para nossa saúde física e emocional:

1. Os risos alegres possuem um efeito terapêutico

Os risos alegres nos ajudam a promover uma espécie de “reciprocidade emocional”, fazendo-nos sentir melhor conexão com outras pessoas. Além disso, estudos comprovam que esses risos possuem efeitos terapêuticos em nossa saúde física e bem-estar emocional.


2. Através da terapia do riso, podemos criar vidas mais felizes e bem-sucedidas

Um grande exemplo da eficácia da terapia do riso é o escritor Norman Cousins.

Ele foi diagnosticado com uma condição espinhal dolorosa e debilitante na década de 1960. Cousins acreditava que o seu estresse contribuía para a disseminação da doença. Dessa maneira, começou a usar emoções positivas de forma focalizada, para melhorar sua condição.

Como forma de tratamento, Cousins assistia programas de comédia e tinha o objetivo rir por pelo menos 10 minutos por dia. Com o tempo, ele conseguiu dormir sem sentir dor. Norman Cousins ​​atribuiu sua felicidade, sucesso e a duração de vida à terapia do riso.


3. O riso reduz o risco de doenças

Foi descoberto em um estudo com pacientes pediátricos que o riso reduz o cortisol, hormônio do estresse, que pode levar ao desenvolvimento de depressão e ansiedade. Além disso, o riso também estimula a produção de dopamina, serotonina e endorfina, hormônios que podem estabelecer um clima mais feliz para nossas vidas.


4. Pode aliviar sintomas de condições de saúde

Quando a terapia do riso é acompanhada de exercícios de respiração, alongamento e meditação, por pelo menos uma vez por semana, pode ajudar a aliviar os sintomas de pacientes que realizam hemodiálise. Isso foi o que provou um estudo.

Pelo contrário, um estudo japonês descobriu que as pessoas que quase nunca sorriem, possuem um risco 60% maior de AVC e 21% maior de doença cardiovascular.


5. O riso não causa efeitos colaterais

O riso é o melhor remédio porque, ao contrário de medicamentos convencionais, faz com que nos sintamos melhor e não possuem efeitos colaterais.

Encontre mais motivos para sorrir e incentive aqueles ao seu redor a fazerem o mesmo, sua saúde agradecerá!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: gekaskr / 123RF Imagens



Deixe seu comentário