• Loterias
  • Previsão do Tempo
  • Ciência
Facebook Twitter Instagram Pinterest
O Segredo
  • Últimas
    • Notícias
    • Economia
    • Esportes
    • Loterias
  • Famosos
  • Variedades
    • Adulto
    • Bem-Estar e Saúde
    • Espiritualidade
    • Horóscopo
    • Mundo Feminino
    • Receitas
    • Viagem e Turismo
    • Web Stories
  • Diversão
    • Filmes e Séries
    • Reality Shows
    • Televisão
  • Você
    • Colunistas
    • Comportamento
    • Família
    • Fé
    • Relacionamentos
  • Fique por Dentro
    • Aplicativos e Softwares
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Dicas
    • Educação
    • Internet
    • Jogos
    • Perguntas Frequentes
WhatsApp
O Segredo
Home»Comportamento
Comportamento

Poucas marcas, preços altos e falta de diversidade: os desafios de comprar roupas de verão plus size

Para Layla, a falta de empenho e o preconceito velado do mercado seguem sendo os grandes empecilhos para tornar a moda plus size realmente acessível.

Redação - O SegredoRedação - O Segredo23/01/20235 Min. leitura
Compartilhar Facebook Twitter WhatsApp Telegram Copy Link
Para Layla, A Falta De Empenho E O Preconceito Velado Do Mercado Seguem Sendo Os Grandes Empecilhos Para Tornar A Moda Plus Size Realmente Acessível.
Foto: Divulgação/ Pop Plus/ Felipe Mariano
Facebook Twitter WhatsApp Telegram Copy Link

O movimento body positive, que prega a aceitação do corpo e celebra a autoestima, surgiu como tendência e, pouco a pouco, se converteu um estilo de vida.

Basta chegar o verão, no entanto, para que as falhas no mercado de moda – que, em tese, deveria acompanhar as mudanças e necessidades da sociedade – venham à tona.

Afinal de contas, como valorizar os diferentes tipos de corpos se, na prática, nas araras das lojas as consumidoras plus size não encontram as roupas que desejam?

Para a jornalista e empreendedora Flávia Durante, idealizadora da feira Pop Plus, ainda há um contigente enorme de lojistas e varejistas que não produzem nem vendem plus size, assim como faltam profissionais e matéria-prima na área.

“E ainda assim as opções disponíveis vão no máximo até o tamanho 54. Quem veste um manequim 60 ou maior que isso, por exemplo, dificilmente consegue encontrar algo no shopping, mesmo em redes que têm linhas para mulheres gordas”, diz Flávia.

Com as quatro edições anuais da Pop Plus, Flávia busca impulsionar à sua maneira esse mercado. A feira, que acontece na capital paulista e é sempre um sucesso, conta com diversas marcas plus size que oferecem de acessórios a vestidos de festa.

Reflexão: Mulher de 59 anos é queimada viva, e filho se despede da mãe: “Eu sempre te amarei”

A produção em menor escala comum às marcas pequenas, no entanto, se reflete em preços pouco acessíveis às consumidoras acima do XGG. Para ter uma ideia, um biquíni não sai por menos do que R$ 300 reais.

“Somos muitas”

Há outras questões primordiais que costumam causar reclamações entre as consumidores plus size. Uma delas é a ausência de diversidade entre as opções e a percepção de que toda mulher gorda é igual.

“O mercado precisa entender que somos muitas. Existem estilos, personalidades e preferências diferentes”, observa Layla Brigido, influencer de moda e beleza de Vila Velha (ES).

“O mercado deveria entender que mulheres gordas têm estilos, personalidades e preferências diferentes”, diz Layla Brigido. Direitos autorais: Reprodução/ Instagram

Além disso, nem todo corpo é igual, como bem aponta a empresária Renata Poskus, editora do blog Mulherão, que costuma sentir dificuldades para escolher o que usar na praia no verão.

“A possibilidade de comprar peças avulsas e montar o próprio biquíni é mais interessante para mulheres, que como eu, não têm um corpo com medidas proporcionais. Faltam biquínis mais ousados, com recortes diferenciados, mas que mantenham o conforto e a segurança. Investir em tecidos tecnológicos é essencial. Gorda também quer um biquíni com tecido que contenha algum tipo de proteção solar”, relata.

Um erro recorrente das marcas plus size é só se preocupar com a largura do biquíni, mas se esquecer que, por exemplo, no caso das partes de cima, é necessário investir em alças largas, que sustentem os seios de verdade e que não enrolem. Outra necessidade é achar peças com bojos que sejam exatamente do tamanho do seio.

Há também quem prefira biquínis e maiôs sem bojo, lembra Renata, mas que sustentem o busto e permitam nadar, correr e caminhar com segurança. “Mas sem cara de vovó”, avisa ela, que reforça que estampas acompanhando as tendências são fundamentais.

“Hoje, a consumidora gorda está exigente, sabe que merece o mesmo tratamento de uma cliente magra e quer estar na moda”, salienta.

Inclusão real

Para Jéssica Lopes, modelo plus size e apresentadora, ainda há um longo caminho para a moda plus size no Brasil se tornar de fato inclusiva. “Moda inclusiva de verdade precisa atender todos os corpos diversos e ter variedade de preços. Caso contrário, o que ocorre é a exclusão de uma parcela gigantesca da população”, diz ela.

Comportamento: Atenção aos detalhes: 7 sinais sutis de que alguém não merece sua confiança (só os mais espertos percebem)

Ainda segundo Jéssica, a inclusão verdadeira começa nos bastidores. “Ter pessoas com corpos gordos nas equipes de criação das peças é essencial. Uma pessoa magra não vai entender que uma determimanda alcinha é incapaz de sustentar o peito”, explica.

Jéssica Lopes: “A inclusão verdadeira começa nos bastidores, com pessoas gordas nas equipes de criação”. Direitos autorais: Reprodução/ Instagram

Flávia reforça que, além das peças de vestuário para praia e piscina, há todo um universo de produtos que devem ser repensados para o público plus size que ainda não foi desbravado: toalhas e cangas em tamanhos maiores, óculos de sol, bolsas, sandálias, chinelos…

“As pessoas precisam se sentir inseridas na sociedade e não serem tratadas como doentes. A economia está se reinventando, mas ainda precisa de passos mais largos. Fazemos um trabalho de educar as marcas para que passem a olhar este público e estamos conseguindo”, conta.

“Há, no Brasil, apenas uma marca de cadeiras de praia para gordos. Há inúmeros modelos, inclusive para quem quer deitar completamente para tomar sol. São bonitas, estilosas, mas custam o dobro do preço das convencionais, já que não há concorrência. Faltam, então, novas opções de fabricantes de cadeiras de praia”, exemplifica Renata.

Renata Poskus: “Consumidora gorda está exigente, sabe que merece o mesmo tratamento de uma cliente magra e quer estar na moda”. Direitos autorais: Reprodução/ Instagram

Para Layla, a falta de empenho e o preconceito velado do mercado seguem sendo os grandes empecilhos para tornar a moda plus size realmente acessível e inclusiva.

“Quando pensamos em marcas enormes que simplesmente poderiam fazer tanto e simplesmente tomam a decisão de excluir a mulher gorda é desanimador, né? Poderíamos estar muito mais à frente, mas vivemos numa sociedade gordofóbica que não nos atende nem em questões básicas e primordiais como acesso, infelizmente”, ressalta.

body positive diversidade moda plus size Pop Plus
Adicionar um comentário

Comentário fechado.

Share. Facebook Twitter WhatsApp Telegram Copy Link
Avatar De Redação - O Segredo
Redação - O Segredo

O site O Segredo foi criado para ofertar um conteúdo diferenciado e motivador. Nosso intuito é levar o leitor a uma nova reflexão sobre os mais variados temas e assim possibilitar o seu crescimento pessoal.

AnteriorGarota de 13 anos, com um menino de 11 no carona, dirige a 160 km/h para fugir da polícia
Próximo Tatuagem íntima foi decisiva para prisão de Daniel Alves, diz jornal

Mais Lidas do Dia

Murilo Huff comenta sobre doença do filho: Todos os dias é uma batalha

Murilo Huff comenta sobre doença do filho: Todos os dias é uma batalha

22/06/2025 7000 Vis.
Catador espancado em 2024 pode ser chave para esclarecer morte de empresário em Interlagos

Catador espancado em 2024 pode ser chave para esclarecer morte de empresário em Interlagos

23/06/2025 6900 Vis.
A década de plantio terminou: julho é o mês da colheita farta e da abundância para 5 signos

A década de plantio terminou: julho é o mês da colheita farta e da abundância para 5 signos

23/06/2025 5000 Vis.
Adeus, anos de "vacas magras": a primeira quinzena de julho inaugura a era da bonança para 3 signos

Adeus, anos de "vacas magras": a primeira quinzena de julho inaugura a era da bonança para 3 signos

23/06/2025 4700 Vis.
Últimas Notícias

  • Notícias
  • Economia
  • Esportes

Fique por Dentro

  • Aplicativos e Softwares
  • Curiosidades
  • Dicas
  • Internet
  • Leitura
  • Jogos
  • Ciência

Variedades

  • Adulto
  • Animais
  • Animes
  • Bem-estar e Saúde
  • Cabelo
  • Filmes e Séries
  • Mundo Feminino
  • Tatuagens
  • Viagens e Turismo
  • Web Stories

HORÓSCOPO

  • Signos

VOCÊ

  • Colunistas
  • Comportamento
  • Família
  • Relacionamentos

NOSSOS SITES

  • Abrir.ME
  • Clima Mundo
  • O Amor
  • Signo

ESPIRITUALIDADE

  • Anjos
  • Energias
  • Horas Iguais
  • Lei da Atração
  • Simpatias
  • Sonhos
  • Numerologia

DIVERSÃO

  • Famosos
  • Televisão
  • Testes


O Segredo

Revista de opinião, notícias e entretenimento, sobre temas de relacionamentos, reflexivos, e fatos jornalísticos. Tudo em tempo real.

Este conteúdo tem caráter informativo e não deve ser usado para definir diagnósticos ou substituir a opinião de um profissional.

© 2025 Todos os direitos reservados para O Segredo.
  • Quem somos?
  • Correções e Atualizações
  • Publicidade
  • Propriedade e financiamento
  • Editoria
  • Privacidade
  • Ética

Digite e pressione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.