5min. de leitura

A preocupação com o tempo e nossa saúde emocional…

O maligno tempo para nossa saúde emocional, cuidado com ele!

Você já parou para pensar no quanto o tempo está ligado aos nossos problemas? De diferentes maneiras lidamos com o tempo em nossa rotina, em cada decisão, cada solução e cada problema que aparece.


Pense bem no quanto o tempo está ligado a tudo isso! Como?

Estaremos sempre ligados ao nosso passado, coisas que aconteceram de bom ou ruim em nossas vidas estarão para sempre conectadas a nós. São tantas lembranças, que muitas vezes não percebemos o quanto elas nos afetam no hoje, no agora. Tente avaliar suas memórias, não lutar. Aprendemos com nossos erros diz o ditado. Mas para muitas pessoas o passado é um fardo a ser carregado e não precisa ser assim.

O que está feito, está feito. Podemos escolher como lidar com o passado para que ele seja nosso amigo, e não um inimigo que queremos esconder. Vamos olhar para trás com gratidão, compaixão, e entender como foi bom o que passamos para chegarmos até aqui.


O tempo também se torna um grande problema em nossa vida, na forma de futuro. Vamos parar e refletir que todas as nossas preocupações estão no tempo do futuro e não no agora. Uma atividade a ser desenvolvida amanhã, uma conta a ser paga na próxima semana, um planejamento para o próximo ano. O grande desafio é quando essas preocupações tomam conta da gente de outra forma mais intensa. Uma discussão com um colega que poderá acontecer, um problema que poderá aparecer naquela situação. São hipóteses.

Claramente nossa ansiedade toma conta de nós com o vilão do tempo. Usamos o passado para conjecturar um futuro.

Criamos inúmeras e diferentes situações sobre o mesmo assunto, dormimos mal, porque sempre ficamos martelando essas coisas em nossa mente o tempo todo. Eu fiz isso, eu vou fazer aquilo!

Vamos analisar o nosso agora?! Você consegue ver algum problema no AGORA? Vamos parar e pensar bem nisso… Estou respirando, levantei e minha saúde está boa, tenho uma ótima pessoa ao meu lado, que benção é esta refeição! Busque encontrar nas pequenas coisas do seu agora a maravilhosa gratidão.


O passado que queremos esquecer, estará lá, em uma parte de nosso cérebro, mas não aqui no agora. O futuro vai acontecer, problemas surgirão, mas não no momento do agora.

Para muitos pode ser uma grande ilusão viver no agora. Mas conviver com o tempo é muito difícil e exige muito de nossa saúde emocional. Revivemos o que aconteceu e criamos o que vai acontecer, de uma maneira que em nossa mente será uma realidade, e que nunca será exatamente igual a verdadeira realidade.

Devemos entender que ter objetivos é sim importante, metas, e é claro que assim estamos focados no futuro. Por muitas vezes estamos tão focados nas realizações que queremos alcançar lá na frente, que não pensamos no que devemos fazer no agora para que elas sejam possíveis. E ainda geramos frustrações e mais e mais tristezas quando percebemos que ainda não alcançamos determinado sonho.

Entender o agora é cuidar de nossa saúde emocional.

Vamos aprender a ser observadores de nossos pensamentos. É fundamental que saibamos identificar o tempo em nossa rotina como passado e futuro para aprendermos a observar o verdadeiro agora. Não vamos nos julgar a cada novidade em nossa mente, apenas olhar, sempre com compaixão.

O tempo não é um vilão porque vamos envelhecer, o tempo é a causa de sofrimento e negatividade diária para nós.

Vamos aceitar o tempo, mas sinta o agora e principalmente, VIVA O AGORA!

__________

Direitos autorais da imagem de capa:  Uroš Jovičić on Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.