2min. de leitura

Preocupação e culpa: não jogue o seu momento presente fora com esses sentimentos

A preocupação é endêmica em nossa cultura. Quase todos os seres humanos gastam uma absurda quantidade de momentos PRESENTES preocupando-se com o futuro. E tudo por nada.

Nem um único momento de preocupação tornará as coisas melhores. De fato, a preocupação muito provavelmente contribuirá para que sejamos menos eficientes ao lidar com o presente.



No decorrer de nossas vidas, as emoções fúteis são o sentimento de culpa pelo que foi feito e a preocupação com o que poderia ser feito. Ei-los aí! Os grandes desperdícios! Preocupação e

Culpa.

Culpa e preocupação.

CULPA quer dizer que desperdiçamos nossos momentos presentes imobilizados em consequência de um comportamento PASSADO, enquanto que a PREOCUPAÇÃO é o estratagema que nos mantém imobilizados no presente em função de alguma coisa FUTURA – quase sempre alguma coisa sobre a qual não temos controle.


Podemos ver isso claramente se tentarmos pensar em nós mesmos sentindo-nos culpados de um acontecimento que ainda deve ocorrer, ou preocupando-nos com alguma coisa que já aconteceu.

Embora uma reação vise o futuro e a outra ao passado, ambas servem ao propósito idêntico de nos manter aborrecidos ou inertes em nossos MOMENTOS PRESENTES.

O mundo está cheio de gente que sente muito mal quanto a alguma coisa que não devia ter feito ou apavorado com coisas que podem acontecer ou não.


Culpa e preocupação representam, talvez, as formas mais comuns de angústias.

ESTAMOS JOGANDO FORA O MOMENTO PRESENTE. Quer estejamos olhando para frente ou para trás, o resultado é o mesmo.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / 96998074






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.