ColunistasComportamento

Principais características da depressão

depressão

Na depressão há sentimentos de inferioridade e culpa e esses sintomas – que são persistentes e duram a maior parte do tempo – afetam de forma negativa a vida das pessoas em diversos aspectos: psicológicos, afetivo, social, familiar, profissional, entre outros.



Os principais sintomas são:

Pensamento

É muito difícil se concentrar em algo, pois a depressão afeta diretamente a forma como as pessoas pensam sobre si, sobre os outros e também a perspectiva de futuro.



Emoções

A vida parece vazia, sem muito sentido. Há uma tristeza que não possui motivo aparente, entretanto é duradoura, constante.



Motivação

Há perda de energia e, consequentemente, há perda de interesse nas mais diversas atividades.


Fisiologia


Neurologicamente falando, os níveis de serotonina (neurotransmissor “do bem”, responsável pela sensação de bem-estar) diminuem drasticamente e o indivíduo fica mais irritado e estressado. Há outras alterações importantes como a falta de apetite, sono e a libido (prazer) também diminui.


Comportamento

Devido a todos esses processos anteriores, ocorre a desmobilização, a pessoa costuma se isolar, evitar de sair e também de ter contato com outras pessoas.



Relações interpessoais

Ficam totalmente prejudicadas. Muitas vezes a pessoa que está com estes sintomas não sabe o que sente, não compreende e as pessoas ao seu redor, menos ainda, o que dificulta ainda mais este quadro.

A ajuda de profissionais especializados (equipe multidisciplinar) em casos de depressão é imprescindível.


Depressão não é “frescura”, é algo sério e merece atenção.

Os profissionais de Psicologia podem auxiliar positivamente neste processo. Lembre-se sempre: procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, pelo contrário, é um ato de coragem!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: rido / 123RF Imagens

“O amor que você merece”: o poema que todas as mulheres devem ler!

Artigo Anterior

Se algo o(a) incomoda, fale! o silêncio apenas nos consome por dentro

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.