publicidade

Principais características da depressão

Na depressão há sentimentos de inferioridade e culpa e esses sintomas – que são persistentes e duram a maior parte do tempo – afetam de forma negativa a vida das pessoas em diversos aspectos: psicológicos, afetivo, social, familiar, profissional, entre outros.



Os principais sintomas são:

Pensamento

É muito difícil se concentrar em algo, pois a depressão afeta diretamente a forma como as pessoas pensam sobre si, sobre os outros e também a perspectiva de futuro.


Emoções

A vida parece vazia, sem muito sentido. Há uma tristeza que não possui motivo aparente, entretanto é duradoura, constante.


Motivação

Há perda de energia e, consequentemente, há perda de interesse nas mais diversas atividades.



Fisiologia

Neurologicamente falando, os níveis de serotonina (neurotransmissor “do bem”, responsável pela sensação de bem-estar) diminuem drasticamente e o indivíduo fica mais irritado e estressado. Há outras alterações importantes como a falta de apetite, sono e a libido (prazer) também diminui.


Comportamento

Devido a todos esses processos anteriores, ocorre a desmobilização, a pessoa costuma se isolar, evitar de sair e também de ter contato com outras pessoas.


Relações interpessoais

Ficam totalmente prejudicadas. Muitas vezes a pessoa que está com estes sintomas não sabe o que sente, não compreende e as pessoas ao seu redor, menos ainda, o que dificulta ainda mais este quadro.


A ajuda de profissionais especializados (equipe multidisciplinar) em casos de depressão é imprescindível.

Depressão não é “frescura”, é algo sério e merece atenção.

Os profissionais de Psicologia podem auxiliar positivamente neste processo. Lembre-se sempre: procurar ajuda não é um sinal de fraqueza, pelo contrário, é um ato de coragem!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: rido / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.