publicidade

Procrastinação: como livrar-se dela?

Você sabia que a procrastinação é um transtorno comportamental que, com frequência, paralisa nossa vida?

Isso mesmo! É um transtorno comportamental e não preguiça, incompetência, burrice. Todo mundo procrastina em algum momento da vida, uns com mais frequência, outros com menos frequência.



As pessoas que procrastinam, normalmente têm a esperança de encontrar as tarefas que estão evitando realizar, já realizadas em algum momento, como num passe de mágica. Essa esperança normalmente vem cheia de culpa, autoengano e desesperança.

Se você ainda procrastina em sua vida, deve ler este artigo até o fim, mas, antes veja este vídeo rápido, para “trocar as lentes” que você está lendo este artigo.

Como assim Isabel?

A procrastinação faz parte de cérebros mais negativos do que positivos. Os cérebros mais negativos enxergam a vida de forma distorcida e nem percebem. É como se a pessoa estivesse precisando de correção de grau de visão e, quando coloca os óculos com as lentes corretas, surpreende-se com a clareza, com a definição diferente de tudo o que enxergava sem os óculos.


Aqui sintetizo 75 crenças que Allan Percy cita em seu livro Tudo é Possível. Com certeza, a medida que você for tendo contato com elas, seu cérebro vai “enxergar” com lentes bem mais adequadas. Assim, aumentam as chances de você colocar em prática o que indico neste artigo, fica mais viável você parar de procrastinar e realmente partir para viver a vida como protagonista de sua história de sucesso.

Escute com atenção e procure pausar, refletir, anotar as que podem ajudar realmente você neste seu momento de vida. Pode ser que todas façam sentido para o momento que você atravessa, pode ser que apenas algumas façam agora. Mas, de qualquer forma, abra-se para este momento!


Agora, é importante você saber que faz parte de estatísticas maiores, que você não está sozinho nesta história de procrastinação.

Piers Steel, em seus estudos na Universidade de Calgary, cita que 20% da população adulta costuma procrastinar e, no caso de estudantes, o percentual aumenta para 95%.

Ele aponta que as vontades mais suscetíveis que costumamos procrastinar são:

  • Deixar maus hábitos que envolvem compulsões como cigarro, bebida, doces, jogo.
  • Começar, ou seguir, dietas, exercícios físicos, aprendizagem de idiomas.

A procrastinação pode ser simbolizada pela visão de um hamster caminhando numa roda (aquelas que eles ficam brincando). Quanto mais a pessoa falha consigo, menos crédito se dá e, menos concretiza. Aí o mundo se torna um lugar extremamente difícil, cansativo, exigente e, a pessoa se vê como inadequada, ou como incapaz, tendo menos energia ainda para partir para a ação…


Aqui estão algumas das características do procrastinador crônico:

  • Tem uma imagem muito negativa de si próprio, considerando-se inadequado, incompetente.
  • Encontra desculpas de falta de tempo para evitar o medo do fracasso.
  • É perfeccionista, procura encontrar a forma certa de fazer algo, mas não faz, pois não tem certeza que é a forma certa.
  • Quando percebe que as metas não foram cumpridas, fica mais entediado, revoltado e tem queda de rendimento.
  • Vive ansioso, pensando no que poderia, ou deveria ter feito, e também nos resultados que pode esperar no futuro por causa dessa paralisia. Nunca está no agora.

Como livrar-se de tudo isso?

Você já deve ter tentado muitos caminhos diferentes.

Talvez esteja cansado e não queira tentar mais.

Mas, gostaria que acreditasse na importância de dar continuidade às tentativas e, mesmo que não consiga na primeira tentativa, ou na segunda, ou na terceira, saiba que a superação da procrastinação gera mais longevidade, saúde, plenitude para viver bem a vida.

Então, aqui vai meu pedido pessoal para você: tente! Nunca deixe de ser prioridade em sua vida!


Passos para superar a procrastinação:

  • Inicialmente é fundamental você perceber que, ao deixar para depois você está assumindo uma atitude derrotista para sua vida. Perceba quais as frases irracionais e limitantes que você costuma dizer, como: eu não consigo, ninguém da família fez antes, o fulano é muito melhor do que eu. Ao identificá-las, escreva-as e deixe num lugar visível para lembrar delas e começar a perceber quando as usa, com que frequência… Aí você vai escrever as frases que serão substitutas dessas. Claro que você terá que forçar primeiro, durante no mínimo um mês para conseguir mudar algo dentro de você. Talvez mais, ou menos, mas dê o seu tempo.
  • Adote o presente como melhor lugar para viver. Vá eliminando aos poucos o depois, o futuro, o passado, tudo o que gera ansiedade e não é real. O passado não pode ser vivido agora, nem o futuro… Todos os dias acorde e se proponha a viver intensamente o AGORA. Faça exercícios de foco como comer prestando atenção aos sabores, as cores, ao movimento.
  • Pare de julgar, de fazer suposições. Procure apenas ver a realidade, sem interpretar do “seu jeito”.
  • Cada vez que perceber que conseguiu mudar um pouquinho, fique feliz com você, dê-se os parabéns, abrace a si mesmo, dê-se um presente…

Ao ver a procrastinação com esse olhar, você vai conseguir superá-la.

Grande e carinhoso abraço!

Isabel


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: tverdohlib / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.