Comportamento

Prodígio! Menino brasileiro de 8 anos é um dos mais inteligentes do mundo

Capa Prodigio Menino brasileiro de 8 anos e um dos mais inteligentes do mundo

O garotinho entrou para a Mensa, clube exclusivo para pessoas com o intelecto superdotado!



As crianças são o futuro! E se depender de pequenos gênios como Gustavo Saldanha, a humanidade estará em ótimas mãos! O pequeno acaba de se juntar a um clube de elite, o Mensa, onde só são aceitas pessoas com QIs elevadíssimos!

A notícia por si só já é estrondosa, mas fica mais impressionante quando revelada a idade do rapazinho: Gustavo tem apenas 8 anos, o que faz dele o membro mais jovem do clube!

Conforme informações do portal de notícias G1, mesmo com sua excepcionalidade, Gustavo é sempre lembrado pela mãe de que não é melhor do que ninguém.


Com tão pouca idade já conquistou feitos como tocar violão, guitarra, bateria, gaita, saber praticamente todas as músicas dos Beatles, instalar programas operacionais em computadores… A lista é longa e lhe trouxe a comprovação de ser uma das pessoas mais inteligentes do mundo atualmente.

Mesmo ainda no ensino fundamental, em São Paulo, cidade que mora com a família, Gustavo já tem o futuro do ensino superior garantido, pois lhe foi oferecida uma bolsa de estudos na “Logos University International” (Unilogos), nos Estados Unidos.

2 Prodigio Menino brasileiro de 8 anos e um dos mais inteligentes do mundo

Direitos autorais: reprodução Instagram/@gustavosaldanhaofficial.

Embora o brilho de sua mente seja inegável hoje, nem sempre Gustavo pareceu ser tão acima da média, como sua mãe revelou. Quando bebê, ele demorou mais do que a média para aprender a falar: pronunciou as primeiras palavras quase aos 3 anos.


A família percebia apenas que ele era mais inquieto e curioso. Na brinquedoteca, queria mexer na TV ou no interfone. Tinha interesses diferentes, mas nada que, para eles, fosse sinal de inteligência superior.

Em 2018, aos 5 anos, Gustavo aprendeu a cantar cinco músicas dos Beatles para a apresentação do Dia das Mães na escola. Foi aí que seu desempenho começou a chamar a atenção: ele decorava rapidamente as letras, com tenra idade, mesmo sem saber inglês.

Da hora de acordar ao momento de dormir, a trilha sonora da casa dos Saldanha era o grupo Beatles. Nos momentos de lazer, o menino comparecia a apresentações de covers da banda e a fazer aulas de violão e guitarra.

Porém essa rotina foi interrompida, no início da pandemia, junto com os shows, e a escola cancelou as atividades presenciais. O que parecia um caminho para o tédio acabou sendo uma oportunidade para descobrir uma nova paixão: a tecnologia.


A mãe Luciane Saldanha conta que, em pouco tempo, o menino já estava fissurado pelas plataformas de reunião, como “Zoom” e “Google Meet”. Começou até a mexer nos sistemas operacionais e a transformar Windows em Mac. Foi aí que rolou um estranhamento, mas para o bem, pois Gustavo não agia como as outras crianças diante da situação de monotonia.

Os pais do menino procuraram, então, um centro de apoio para crianças com desenvolvimento intelectual acelerado. Depois de 5 dias de testes online, os especialistas descobriram que ele tinha um QI elevado: alcançou 99 de percentil de acertos no WAIS III, uma das avaliações de inteligência mais conceituadas do mundo. Diante desse resultado, a escola de Gustavo foi orientada a oferecer a ele um foco maior em suas habilidades, com mais horas de aulas de música e contato com a tecnologia.

3 Prodigio Menino brasileiro de 8 anos e um dos mais inteligentes do mundo

Direitos autorais: reprodução Instagram/@gustavosaldanhaofficial.

O desempenho do menino também chamou a atenção do neurocientista Fabiano de Abreu, membro do “clube de gênios”, o Mensa Brasil, que normalmente não aceita crianças, por isso orientou os pais do pequeno gênio a tentar no clube internacional. Para ser aprovado, é preciso demonstrar o percentil mínimo de 98 na avaliação WAIS III, o que Gustavo fez, tornando-se o “caçulinha” do Brasil no clube de alta inteligência.


O neurocientista está amparando a família de Gustavo e prestando consultoria para que o menino consiga bolsas de estudo no exterior. E quanto aos seus sonhos, Gustavo quer um dia criar a “Gustavo Saldanha Animation Studios”, com restaurante, teatro, casa de shows e emissora de TV.

Presos passam horas costurando colchas para crianças de abrigos que esperam ser adotadas

Artigo Anterior

Esposa passou 20 anos convencendo homem de que tinha Alzheimer e lhe roubou mais de R$ 3 milhões!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.