Pessoas inspiradoras

Professor brasileiro vence prêmio internacional e é eleito um dos melhores do mundo

2 capa site Professor brasileiro vence premio internacional e e eleito um dos melhores do mundo

Entre mais de 200 mil iniciativas inscritas, o professor de Geografia de São Paulo foi um dos premiados e agora faz parte de um seleto grupo de profissionais.



“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, essa é uma das mais memoráveis frases do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, que dedicou boa parte de sua vida a ensinar as pessoas mais vulneráveis da sociedade. Sabemos  quão importante a educação pode ser na vida de um indivíduo, mas ela também é capaz de mudar completamente o ambiente onde está inserida.

Quem não se lembra daquele professor ou professora que marcou a infância? Que ensinou a ler, a fazer contas de uma forma muito mais rápida ou até mesmo que passou importantes lições sobre ética e moral. Os mestres que temos ao longo da vida têm a capacidade de abrir nossa mente para assuntos que nunca tínhamos cogitado, ensinando coisas a partir de um viés que jamais teríamos. É através da educação que uma sociedade inteira é capaz de sair da miséria e a principal ferramenta para a emancipação de homens, mulheres e crianças.

A partir do momento que um cidadão tem acesso à educação, passa também a compreender o mundo onde vive, como a sociedade é regida e por quem, e o que fazer para mudar a própria realidade, sempre pensando de uma maneira mais ampla, buscando o empoderamento coletivo.


Há 10 anos, o Global Teacher Award, da Asks Education Awards, premia professores que tenham feito contribuições notáveis para a educação e para a comunidade em geral. Este ano, o professor de Geografia da rede municipal de São Paulo, Paulo Magalhães, foi um dos profissionais da área que ganharam o prêmio internacional de educação.

2 2 Professor brasileiro vence premio internacional e e eleito um dos melhores do mundo

Direitos autorais: reprodução LinkedIn/Joel Pontin.

Selecionado entre mais de 200 mil projetos, de 110 países, Paulo Magalhães venceu pelo projeto “Aula pública”, que criou em 2010. De acordo com reportagem do G1, o professor acredita que a premiação seja uma forma de reconhecer as ações dos profissionais, mas que o mais importante é perceber o que aconteceu com as crianças que “eram esquecidas”, sempre distantes da sociedade e que hoje podem ser aceitas em todos os espaços educativos da capital paulista.

2 2 Professor brasileiro vence premio internacional e e eleito um dos melhores do mundo

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.


Levando os estudantes para as ruas, ele é capaz de ensinar sobre topografia e hidrografia, por exemplo, em campo. Paulo Magalhães acredita que essa seja uma das melhores formas de fazer com que aprendam não apenas geografia, mas que consigam tangenciá-la com outras áreas do saber, aprendendo todos os conteúdos ao mesmo tempo.

2 3 Professor brasileiro vence premio internacional e e eleito um dos melhores do mundo

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.

Premiado no dia 24 de outubro, Paulo Magalhães, de 56 anos, entrou para o seleto grupo de professores vencedores do prêmio indiano. A cerimônia busca reconhecer os mestres que contribuem para o desenvolvimento dos alunos e da comunidade com propostas que fujam do ensino tradicional.

O professor leva os alunos da “Emef Duque de Caxias” para conhecer a história das ruas do bairro e da cidade, e teve a ideia de implementar esse tipo de ensino quando percebeu que a escola passava por um momento complexo, em que crianças e adolescentes se comportavam de maneira “arredia”, depredando a instituição e agindo de maneira violenta, dentro e fora das salas de aula.


O educador conta que busca seguir o pensamento de Paulo Freire, tentando modificar aos poucos a situação tanto do espaço quanto dos alunos que vivem em vulnerabilidade econômica e social. Tentando fazer com que ocupassem todos os espaços educativos da cidade, como teatros, encontros culturais e museus, Paulo Magalhães tenta mostrar que elas fazem parte da comunidade.

2 5 Professor brasileiro vence premio internacional e e eleito um dos melhores do mundo

Direitos autorais: reprodução/arquivo pessoal.

Além de mostrar que os estudantes podem e devem ocupar os espaços públicos, ele ainda tirou dinheiro do próprio bolso para comprar livros e distribuir a eles. A cada 15 dias, comprava cinco obras e distribuía entre os jovens, pedindo que lessem e depois trocassem entre si. Atualmente, Paulo consegue receber doações de moradores e do Centro de Cultura e Acolhimento LGBT Casa 1.


“O que não me mata me fortalece!” Estes 4 signos sabem se reinventar e vencer qualquer problema!

Artigo Anterior

As pessoas inteligentes mantêm distância destes 3 signos!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.