Pessoas inspiradoras

Professor chora ao ser surpreendido com mensagens de gratidão dos alunos durante aula online

capa site Professor chora ao ser surpreendido com mensagens de gratidao dos alunos durante aula online

Acreditando que os alunos estavam com as câmeras desligadas por sua culpa, ele perguntou se estava tudo bem. A resposta fez com que caísse no choro.

Todas as profissões têm sua importância, mesmo que uma ou outra não sejam notadas imediatamente. Como um grande motor, que precisa de engrenagens funcionando ativamente, cada pessoa tem sua função social, e ainda que exista uma hierarquização capitalista, todos sabem que na prática não é bem assim que funciona.

Algumas funções, consideradas até mesmo “invisíveis” na comunidade, como exemplo, o entregador, o caixa de mercado e a faxineira, são imprescindíveis para o pleno funcionamento da roda capitalista. Inclusive, vários empregos (ou subempregos, como muitos gostam de nominar) precisavam de uma remuneração muito acima da existente, dada a importância que exercem.

Com os professores não é diferente. Entre todas as funções do mundo, sabemos que a do ensino é fundamental, principalmente porque faz com que todos os outros cargos existam, como o do engenheiro, médico, jornalista, biólogo e até mesmo de outros professores. Como mensurar o impacto negativo em uma sociedade sem mestres?

Cada um de nós guarda consigo os bons momentos de frequentar, desde a mais tenra idade, a escola, tendo em alguns professores o sinônimo de relevância social. Muitos seguiram profissões ou determinadas áreas do conhecimento porque se espelharam ou inspiraram em professores da infância, adolescência e até da idade adulta.

A cumplicidade de alguns professores com seus alunos cria não apenas um ambiente em que um fala e os demais ouvem, mas um espaço de trocas, o “ensinar e aprender”, que o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, mencionou em sua obra “Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar”, de 1993. A humildade e a eterna curiosidade dos mestres fazem da educação um ciclo, portanto sem nunca existir um fim.

“O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida que o ensinante humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e dos diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer”, afirmou o patrono em sua obra. Quando os alunos se deparam com figuras desse tipo, não existem mais limites para os sonhos, e a gratidão se multiplica infinitamente.

Um vídeo publicado recentemente no Reddit, mostrando momentos emocionantes em uma aula online, acabou viralizando nas redes sociais. Querendo fazer uma surpresa ao mestre, os alunos decidiram não ligar as câmeras assim que a aula começasse, o que causou certo desconforto no Dr. Brown.

2 Professor chora ao ser surpreendido com mensagens de gratidao dos alunos durante aula online

Direitos autorais: Reprodução Reddit/ BigWhoop6.

Percebendo que nenhum dos alunos tinha ligado a câmera, o professor tenta, de maneira muito cuidadosa, falar um pouco sobre o assunto. Ele pergunta se ninguém estava aparecendo porque essa era uma nova “moda” entre eles ou se isso era “legal”. Ele continua o assunto e comenta que tinha ficado sabendo que em algumas aulas nem sequer o instrutor se dispõe a ligar a própria câmera.

Um pouco constrangido com a situação, ele segue o assunto e pergunta de maneira mais séria se ninguém tinha ligado a câmera por culpa sua. Por alguns segundos, ninguém ousou responder, até que um aluno rompeu o silêncio e afirmou que eles, na verdade, queriam fazer uma coisa. Nesse momento, todas as câmeras se ligam de uma só vez, mas ao invés de rostos, é possível ver que cada um tinha escrito cartazes com frases de agradecimento.

3 Professor chora ao ser surpreendido com mensagens de gratidao dos alunos durante aula online

Direitos autorais: Reprodução Reddit/ BigWhoop6.

Em uma das mensagens, um aluno diz: “Obrigado por fazer a diferença todos os dias”. O Dr. Brown, surpreso com a situação, revela que estava prestes a chorar, e cai em lágrimas, tamanha emoção. Nos comentários da publicação, não faltaram usuários ressaltando quão impactados com aquele vídeo tinham ficado.

Uma das usuárias reforçou que seu marido era professor e ela veterinária, e que não importava o quanto trabalhasse, do seu companheiro sempre era muito mais exigido, tanto em quantidade de horas quanto emocionalmente. Ela também pediu aos alunos para serem mais gentis com os professores, já que eles estavam fazendo seu melhor com as aulas remotas durante a pandemia, e todos concordaram com o comentário.

0 %