O professor de educação física usa as redes sociais para compartilhar seu dia a dia nas escolas, o que conquistou o público.
As redes sociais oferecem a possibilidade de acompanhar a rotina de pessoas famosas e anônimas, oferecendo a oportunidade de conhecer realidades, mesmo que distantes geograficamente. E descobrir influenciadores indígenas, agricultores familiares do Brasil e fora dele possibilitou à linha da tolerância ser mais flexível aos jovens.
Atualmente, é possível acompanhar a rotina de uma engenheira, de um enfermeiro, de pedreiro, de advogados, professores e inúmeros outros profissionais. Com bom humor e ironia, várias personalidades ganham seguidores em proporções incríveis. Esse foi o caso de Gean Sampaio, de 26 anos, professor de educação física, que trabalha com crianças de 6 meses a 10 anos, e viu o número de seguidores ultrapassar 155 mil no Instagram.
Morador de Londrina, no Paraná, Gean começou a compartilhar a rotina escolar dos pequenos no ano passado, e viu seu perfil repercutir no Brasil rapidamente. Segundo reportagem para a revista Ana Maria, o jovem, também chamado de “Tio Gean”, explica que não vê aluno falando que sonha em ser professor, e que cabe a esses profissionais mostrar os atrativos da profissão, como a possibilidade de formar todos os outros profissionais do mercado.
Assim que começou a compartilhar vídeos curtos da rotina com os alunos no TikTok e no Instagram, viu sua conta somar mais de 25 mil seguidores rapidamente. Mas foi neste ano que suas produções ganharam outra proporção, quando compartilhou um pedaço da rotina com o aluno Heitor Oliveira, de 6 anos, que tem paralisia cerebral.
Mostrando uma educação completamente neurocompatível, respeitosa e inclusiva, Gean aparece pulando corda com o aluno no colo, além de completar várias outras atividades e circuitos que construiu para a turma. Ele conta que, atualmente, existem muitos professores que tentam mostrar que existem possibilidades diferentes e acessíveis a todos na educação.
Gean grava vídeos em três escolas diferentes de sua cidade, os quais já ultrapassam 4 milhões de visualizações e 5,3 milhões de curtidas no TikTok. Ele explica que gosta da popularidade do conteúdo e quer que seus alunos sejam vistos, principalmente Heitor, mas que a educação de qualidade também seja notada.
Segundo explica, “Tio Gean” quer que Heitor seja visto para que as pessoas olhem de maneira diferente para a inclusão e para as pessoas com deficiência, principalmente porque as crianças precisam de professores capazes de fazer a diferença. De acordo com o educador, outras instituições aprovaram a ideia e estão até pedindo aos pais autorização para compartilhar o ensino com os pequenos nas redes sociais.
Direitos autorais: reprodução Instagram/ @geansampaiio
Ele garante que as crianças são fáceis de lidar, encontrando uma pequena dificuldade apenas nas semanas iniciais, durante a adaptação escolar, principalmente dos alunos novos. Tudo isso porque não estão acostumadas com a nova rotina nem com ele, mas tudo muda com calma, cuidado e amor, auxiliando a criança no processo de aceitação.
No seu perfil, não é apenas Heitor que protagoniza as publicações, ele explica que todos os dias se diverte e que cada dia escuta “uma pérola diferente” dos pequenos. Quando ficam longe dos pais, eles se soltam mais, então dançam, brincam e fazem bagunça, melhorando a rotina de cada um.
Ele chama todos os internautas para acompanhar um pouco de sua rotina no Instagram, defende a educação e ainda anima um pouco o dia dos seguidores. A única coisa que espera para os próximos meses é começar a receber mais, isso porque o período do fechamento das escolas com a pandemia fez com que perdesse grande parte de sua remuneração, que torce para recuperar logo.